A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Mais de 700 mil pessoas visitam cemitérios neste domingo de Finados em Manaus

O cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, concentrou o maior movimento, com mais de 300 mil visitantes.

Por Natan AMPOST

02/11/2025 às 18:00

Notícias de Manaus – O Dia de Finados, neste domingo, 2/11, foi marcado por um ambiente de tranquilidade e organização nos cemitérios públicos da cidade. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), coordenou toda a estrutura e os serviços para garantir acolhimento, segurança e conforto aos visitantes.

As ações incluíram limpeza, manutenção, apoio logístico e orientação ao público, promovendo um espaço de respeito e reflexão em homenagem à memória dos entes queridos.

Mais de 700 mil pessoas passaram pelos dez cemitérios municipais, sendo seis na área urbana e quatro na zona rural, para prestar homenagens aos entes queridos. O cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, concentrou o maior movimento, com mais de 300 mil visitantes.

Em todos os espaços, a Semulsp organizou uma estrutura completa: som ambiente com músicas religiosas, missas, cultos ecumênicos e presença de missionários de diversas denominações, que levaram mensagens de consolo e esperança.

PUBLICIDADE

Desde as primeiras horas da manhã, o secretário de Limpeza Urbana, Sabá Reis, percorreu os cemitérios, acompanhando a movimentação das equipes e o atendimento à população. “Este é um dia de fé e lembrança. A determinação do prefeito David Almeida é que garantíssemos às famílias um ambiente limpo, seguro e digno para prestar suas homenagens”, afirmou.

O secretário também reforçou que a manutenção das vias comuns é responsabilidade da prefeitura, enquanto a conservação das sepulturas cabe aos titulares das concessões. “Cuidar do local onde repousa um ente querido é um gesto de amor e respeito que precisa ser compartilhado por todos”, completou.

Trabalho integrado

Mais de mil servidores municipais estiveram mobilizados na operação, que envolveu equipes da Semulsp, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Guarda Municipal, das secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

PUBLICIDADE

O subsecretário da Semulsp, Laurimar Costa, explicou que o trabalho começou semanas antes, com limpeza, capina e reparos nas estruturas. “Cada detalhe é planejado com antecedência, desde a drenagem e a poda até o abastecimento de água e lanche para as equipes. É um esforço conjunto para que a população encontre um espaço limpo e acolhedor para viver este momento de lembrança”, afirmou.

Leia também: Musa do crime “Penélope Charmosa” tem o rosto esfacelado com tiro de fuzil em confronto com a polícia

A parceria com a Águas de Manaus garantiu pontos de hidratação com bebedouros e distribuição de água mineral. O gesto solidário foi reforçado por voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia e de outras instituições religiosas, que ofereceram copos de água, orações e palavras de conforto às famílias.

Mensagens de fé e consolo

PUBLICIDADE

No meio da movimentação do cemitério Aparecida, a evangelista Consuelo Silva, da igreja Universal do Reino de Deus, conduzia o projeto “Consolador”. Entre abraços e orações, ela oferecia palavras de fé aos visitantes.

“Estamos aqui para fortalecer quem sente a dor da perda. A verdadeira força vem de Deus, e nossa missão é lembrar que a saudade pode se transformar em esperança”, disse, enquanto entregava folhetos com mensagens de fé.

Emoção do público

Entre as alamedas floridas do cemitério Nossa Senhora Aparecida, Socorro Maria de Souza, moradora da Colônia Antônio Aleixo, ajeitava cuidadosamente os vasos de flores sobre o túmulo dos pais.

PUBLICIDADE

“O cemitério está limpo, bem cuidado, organizado. Dá gosto de vir visitar. A gente sente o carinho no trabalho da prefeitura”, comentou emocionada.

Mais adiante, a moradora Iriete Farias esteve no cemitério acompanhada de seus irmãos. A família, composta por onze irmãos, se reuniu para prestar homenagens aos pais e a dois filhos que ela perdeu há alguns anos. “É um dia para estarmos juntos, lembrando com gratidão e esperança”, destacou.

No mesmo cemitério, no bairro Tarumã, Maria Desterro Mendes reuniu filhos e netos ao redor do túmulo do marido, que morreu há sete anos. De mãos dadas, a família rezava e trocava palavras de afeto. “Todo ano a gente vem prestar uma homenagem, pedir perdão e fazer promessas. É um encontro da família com a memória”, disse.

Maior campo-santo

Com 105 hectares, o cemitério Nossa Senhora Aparecida é o maior da capital e abriga mais de 250 mil sepultados, incluindo as 4.600 vítimas da pandemia. Desde 2023, o espaço também conta com o cemitério vertical, onde já ocorreram mais de 8.000 enterros.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso após investigação de violência sexual contra filha adolescente em Manaus

Caso foi revelado após familiares perceberem alterações no comportamento da vítima e procurarem a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 6 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro pede ao STF afastamento de Alexandre de Moraes em casos ligados ao Banco Master

Defesa do senador argumenta que atuação profissional da esposa do ministro justificaria impedimento em processos relacionados ao Banco Master e Daniel Vorcaro.

há 25 minutos

Brasil

Vídeo de mulher de 37 anos fingindo ser criança viraliza após revelação de golpe que enganou família por meses

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 37 anos, foi presa em Santa Catarina após se passar por uma adolescente de 12 anos e viver por 14 meses com uma família que acreditava tê-la adotado.

há 31 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto próximo a condomínio de luxo na zona Oeste de Manaus

Testemunhas relataram que a vítima teria sido levada por criminosos até o local onde foi encontrada morta na tarde desta sexta-feira.

há 36 minutos

Mundo

Caminhão quebra no deserto do Saara e 49 pessoas morrem de sede

Tragédia ocorreu em uma das regiões mais hostis do Saara; sobreviventes caminharam mais de 50 quilômetros para pedir socorro.

há 60 minutos