A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Lula foi ‘infeliz’ ao dizer que traficante é vítima, diz petista na CPI do Crime Organizado

Presidente da CPI do Crime Organizado, senador Fabiano Contarato critica declaração de Lula sobre traficantes e promete foco no rastreamento do dinheiro de facções e milícias.

06/11/2025 às 04:00

Notícias do Brasil – O senador Fabiano Contarato (PT-ES), presidente da recém-instalada CPI do Crime Organizado no Senado, afirmou nesta quinta-feira, 5, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “infeliz” ao dizer que o traficante é uma vítima dos usuários.

PUBLICIDADE

A declaração ocorreu quando Lula criticava a política do presidente norte-americano Donald Trump de combater cartéis do narcotráfico na América Latina. O petista sugeriu que há uma relação de sustentação entre traficantes e dependentes químicos e defendeu que Trump combata o uso das drogas internamente no País, em vez de promover ação militar externa. Mais tarde, afirmou que a frase foi “mal colocada”.

“Foi infeliz na colocação”, afirmou o senador em entrevista ao jornal O Globo. “Temos que entender que o traficante é o que há de mais pernicioso dentro da sociedade brasileira. O traficante mata. Por isso, defendo mais rigor, inclusive no aumento das penas para o tráfico de entorpecentes.”

À frente da CPI, Contarato disse que o foco será seguir o “fluxo do dinheiro” das facções e milícias e investigar a conduta de agentes públicos. “Aquilo ali não é palco para pirotecnia nem discurso eleitoral. A CPI precisa jogar luz sobre a segurança pública, ver quem tem responsabilidade e o que é necessário fazer para reduzir a criminalidade”, disse.

O senador também reconheceu que o tema da segurança pública é um desafio para a esquerda. “Passou da hora de entender que segurança pública tem que ser tratada com responsabilidade. E essa responsabilidade precisa deixar de ser vista sob um olhar romantizado. Passou da hora de o campo progressista assumir essa pauta, porque ela é apartidária. Essa é uma determinação constitucional, independentemente de partido”, declarou.

PUBLICIDADE

Contarato afirmou que a comissão aprovou convite para convocar o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), após a operação policial que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão.

Leia também: Suposto comunicado do Comando Vermelho leva ao cancelamento de festas e eventos em Manaus

Sobre a eficácia de operações policiais contra a criminalidade, Fabiano, que é delegado de carreira, avalia que “o que não pode é a sociedade continuar alarmada diante de operações que vitimam dezenas de pessoas”. “A gente sempre precisa perguntar: a operação foi bem-sucedida? Restituiu a paz social? No caso da mais recente, tivemos 121 mortos, entre eles, quatro policiais, e um dos alvos não foi capturado. Então, ela foi um sucesso?”, questionou.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Parque 10, Flores e mais bairros terão falta de energia neste sábado em Manaus

Desligamentos programados pela Âmbar Energia vão atingir bairros das zonas Centro-Sul, Sul e áreas rurais da capital..

há 4 minutos

Parintins

Confira a programação oficial dos eventos que antecedem a disputa dos bois de Parintins

Calendário reúne ensaios, feijoadas, festas tradicionais e passagens de som de Caprichoso e Garantido em Manaus e Parintins.

há 10 minutos

Enem 2026

Inscrições para o Enem 2026 terminam nesta sexta-feira; candidatos devem concluir cadastro online

Prazo também vale para pedidos de atendimento especializado e uso do nome social; provas serão aplicadas em novembro.

há 44 minutos

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 9 horas

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão de eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 9 horas