A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Saiba como funcionava esquema jurídico que repassava ordens do CV no Amazonas

Advogados presos por repassar ordens e movimentações financeiras da facção.

Por Marcia Jornalist

06/11/2025 às 09:15 - Atualizado em 06/11/2025 às 10:06

Notícias de Manaus – Na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Roque, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), resultou na prisão preventiva do advogado Ramyde Washington Abel Caldeira Doce Cardoso na rua Plínio Paiva, bairro Cidade Nova, Zona norte de Manaus e na investigação de mais três advogados: Janai de Souza Almeida, Alison Joffer Tavares Canto de Amorim, Gerdeson Zuriel de Oliveira Menezes.

PUBLICIDADE

A operação revelou como funcionava o núcleo jurídico do Comando Vermelho (CV) no estado, que atuava como intermediário entre lideranças da facção dentro e fora do sistema prisional.

Durante as investigações, apurou-se que profissionais com acesso privilegiado ao sistema prisional vinham replicando ordens, bilhetes e deliberações estratégicas da facção com atuação predominante na Região Norte, simulando atos de advocacia para ocultar comunicações ilícitas e repasses financeiros.

As investigações também revelaram que as prerrogativas profissionais estavam sendo utilizadas de forma indevida, com o objetivo de manter a hierarquia da organização criminosa dentro e fora do sistema prisional. Essa estrutura permitia a coordenação de represálias, pactos interestaduais e repasses de recursos ilícitos.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: Advogado é preso em Operação da FICCO: investigação envolve mais três suspeitos em Manaus

A polícia apreendeu documentos, valores em espécie e bens que poderão auxiliar nas investigações. O núcleo jurídico também realizava movimentações financeiras para a cúpula da facção, seguindo ordens do comando maior.

É importante mencionar, que a operação foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM), assegurando o estrito cumprimento das garantias legais, o respeito aos direitos e prerrogativas individuais e a observância dos preceitos constitucionais que regem a atuação das autoridades no âmbito do Estado Democrático de Direito.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Mundo

Sequência de terremotos atinge Venezuela, Japão e Califórnia em menos de 36 horas e acende alerta mundial

Abalos sísmicos registrados em diferentes continentes chamaram a atenção pela intensidade e reforçaram o monitoramento.

há 51 minutos

Amazonas

Marciele Albuquerque encanta o Bumbódromo com performance inspirada nas onças na 2ª noite do Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso emocionou o público ao interpretar a força da onça-pintada e da onça-preta ao som da toada “Cunhã Tribal”.

há 1 hora

Brasil

Nova parcela do Pé-de-Meia será paga a partir de segunda-feira (29); veja quem tem direito

Pagamento da quarta parcela será feito entre 29 de junho e 6 de julho para alunos que mantiveram frequência mínima de 80% nas aulas.

há 1 hora

Amazonas

Valentina Cid emociona o Bumbódromo ao se transformar em beija-flor ao som de ‘Rostinho de Anjo’ em Parintins

Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso encantou o público com uma apresentação inspirada na fauna amazônica durante a segunda noite.

há 1 hora

Mundo

Trump ameaça Irã e diz que país pode “deixar de existir” após novos ataques dos EUA

Presidente norte-americano afirmou que poderá ampliar a ofensiva militar caso o Irã continue violando o acordo de cessar-fogo.

há 2 horas