A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Adolescentes de 15 a 19 anos ainda podem se vacinar contra o HPV em Manaus até o fim do ano

Prefeitura reforça campanha para alcançar jovens não vacinados e evitar doenças graves como o câncer do colo do útero e pênis.

Por Natan AMPOST

13/11/2025 às 06:00

Notícias de Manaus – Adolescentes de 15 a 19 anos não imunizados contra o papilomavírus humano (HPV) podem receber a vacina em dose única, até o final de dezembro, nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante, disponível em mais de 170 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é ofertado regularmente para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade, dentro do Calendário Nacional de Vacinação.

PUBLICIDADE

A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, relata que a vacinação contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgate dos jovens que deixaram de receber a vacina na idade indicada. Segundo ela, o objetivo é fortalecer a prevenção de doenças causadas pelo vírus, associado a verrugas genitais e tumores malignos, como o câncer do colo do útero, pênis e boca.

“Apesar de a recomendação de vacinação contra o HPV existir desde 2014 no Brasil, muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada. Com isso, houve o acúmulo de não vacinados ao longo dos anos”, observa a gerente.

Conforme Isabel, a vacinação do público adolescente contra o HPV vem sendo conduzida em Manaus desde o primeiro semestre do ano, como parte da ação para ampliar as coberturas vacinais entre crianças e jovens. “Estamos trabalhando essa estratégia desde abril, promovendo vacinação em escolas, busca ativa nos territórios, além de oferta de vacina em vazios assistenciais”, pontua.

Em Manaus, a população de 15 a 19 anos de idade não vacinada contra o HPV é estimada em 52.938 jovens, sendo 46.043 homens e 6.895 mulheres, conforme estimativa do Ministério da Saúde. Por outro lado, aponta Isabel, a cobertura vacinal no município alcança 106,5%, entre meninas de 9 a 14 anos, e 96,53%, entre meninos na mesma faixa etária, acima da meta de 90% recomendada pelo órgão de saúde.

PUBLICIDADE

A imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos contra o HPV é feita em dose única, desde 2024, em substituição ao modelo anterior de duas doses.

O imunizante também é ofertado no SUS a pessoas com HIV, usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), vítimas de violência sexual e pacientes oncológicos e transplantados, com até 45 anos de idade, em esquema vacinal de três doses.

Infecção

O HPV é um grupo de vírus da família Papillomaviridae, capaz de afetar a pele e as mucosas. Existem mais de 200 tipos do vírus, sendo alguns considerados inofensivos, responsáveis por verrugas comuns nas mãos e pés, e outros são associados a verrugas genitais e condições mais graves, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

A transmissão do HPV ocorre principalmente mediante contato sexual. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus, ao lado do uso de preservativos, que contribuem para reduzir o risco de contágio durante a atividade sexual.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 2 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 2 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 3 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 3 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 4 horas