A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

MP-AM denuncia esquema de “funcionários fantasmas” que gerou prejuízo milionário aos cofres públicos de Boca do Acre

A investigação revelou que servidores recebiam salários normalmente, apesar de não exercerem suas funções no hospital.

Por Jonas Souza

14/11/2025 às 13:22 - Atualizado em 14/11/2025 às 13:36

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ingressou com três ações civis públicas contra servidores da área da saúde e gestores do Hospital Regional Maria Geny, em Boca do Acre, após constatar um esquema de “funcionários fantasmas” que gerou prejuízo superior a R$ 1,4 milhão aos cofres públicos. As ações, assinadas pelo promotor de Justiça Marcos Patrick Sena Leite, buscam responsabilizar médicos, enfermeiras e gestores por atos de improbidade administrativa.

Leia mais: Líder Munduruku cobra governo Lula durante protesto na COP30: “chega de usar nossa imagem para dizer que estamos bem”

PUBLICIDADE

A investigação revelou que servidores recebiam salários normalmente, apesar de não exercerem suas funções no hospital. Segundo o MP, os desvios ocorreram com conhecimento e anuência de gestores da unidade, que permitiram a continuidade dos pagamentos mesmo diante das irregularidades.

Médico acumulava 90 horas de trabalho semanais em três estados

Entre os casos apurados, o de um médico chama atenção. Lotado no hospital desde 2016, ele manteve simultaneamente três vínculos públicos nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia entre 2019 e 2022 — o que totalizava uma carga horária de 90 horas semanais, inviável de ser cumprida considerando as distâncias entre os locais de trabalho.

Mesmo sem atuar em Boca do Acre, o médico recebeu R$ 599 mil durante o período investigado. Testemunhas confirmaram ao MP que a gestão tinha ciência da situação e não tomou providências.

Enfermeiras montaram esquemas de substituição clandestina

PUBLICIDADE

O MP também identificou fraudes praticadas por duas enfermeiras. Uma delas abandonou suas funções desde 2017, mas continuou recebendo salários ao pagar uma terceira pessoa para trabalhar em seu lugar. Ela comparecia ao hospital apenas nos fins de semana para assinar o ponto, com a cumplicidade do gerente de enfermagem, que a mantinha na escala. O esquema resultou em prejuízo de R$ 578 mil.

A segunda enfermeira, afastada de suas funções entre 2023 e 2024, mudou-se para Santa Catarina enquanto mantinha vínculos em outros hospitais. Para continuar recebendo em Boca do Acre, contratou terceiros informalmente para cobrir seus plantões. A fraude gerou prejuízo de R$ 278,6 mil e contou com a participação do gerente administrativo e do gerente de enfermagem, responsáveis por assegurar frequência regular nos registros.

Pedidos do Ministério Público

Nas ações, o MPAM solicita à Justiça:

  • Indisponibilidade solidária dos bens de todos os envolvidos, no valor total do dano;

  • Bloqueio de ativos financeiros via Sisbajud e restrição de veículos via Renajud;

  • Condenação por improbidade administrativa, incluindo:

    • ressarcimento integral aos cofres públicos,

    • perda da função pública,

    • suspensão dos direitos políticos por até 14 anos para o médico e as enfermeiras e até 12 anos para os gestores,

    • proibição de contratar com o Poder Público no mesmo período.

O MP também pede que o médico pague R$ 50 mil em danos morais coletivos, enquanto os demais envolvidos respondam por um total de R$ 100 mil em indenizações.

O promotor Marcos Patrick reforçou que outras investigações estão em andamento no município. “O objetivo é garantir a moralidade administrativa e recuperar os valores desviados da saúde de Boca do Acre”, afirmou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 32 minutos

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 50 minutos

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 55 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026: Arsepam reforça fiscalização no transporte hidroviário com previsão de 100 mil passageiros

Operação especial amplia vistorias em portos de Manaus, Parintins e Itacoatiara para garantir segurança durante o aumento do fluxo do festival.

há 1 hora

Política

PL endurece discurso e ameaça punições após filiados aceitarem cargos no governo do AM

Partido divulga nota dura sobre fidelidade partidária e amplia tensão interna após entrada de Arnoud Lucas na Sejusc e aproximação com o governo do Amazonas.

há 1 hora