A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Redemoinho é registrado por moradores de Barreirinha no Amazonas; veja vídeo

De acordo com testemunhas, o redemoinho apareceu rapidamente e se deslocou em direção à margem do rio.

Por Beatriz Silveira

17/11/2025 às 22:35

Notícias do Amazonas – Um fenômeno climático incomum chamou a atenção dos moradores de Barreirinha, no interior do Amazonas. Na tarde de domingo (16), um redemoinho se formou na área do Porto do Pucu e surpreendeu quem estava no local. O fenômeno surgiu de repente e pôde ser observado por várias pessoas, que registraram o momento em vídeos e fotos.

PUBLICIDADE

De acordo com testemunhas, o redemoinho apareceu rapidamente e se deslocou em direção à margem do rio. Apesar do susto inicial, os ventos eram fracos e não chegaram a causar danos. O movimento de ar levantou apenas poeira e alguns objetos leves, como a tampa de isopor de um ribeirinho que estava nas proximidades. A cena acabou gerando comentários bem-humorados entre os presentes.

Leia também: Motorista envolvido em acidente fatal comprou carro cerca de 2 meses antes da tragédia em Manaus

“Vai levar o vovozinho”, brincou o homem que fazia a filmagem, enquanto o redemoinho avançava em direção ao local. Em outro momento, uma voz é ouvida dizendo: “levou o cabelo do Alemão”, mantendo o tom descontraído durante o registro das imagens.

O professor José Augusto Veiga, do curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), explicou que o fenômeno é conhecido como Dust Devil. Segundo ele, esse tipo de redemoinho costuma ocorrer em dias muito quentes, com pouco vento, quando o ar próximo ao solo esquenta rapidamente e sobe girando. Ainda conforme Veiga, eventos como esse podem acontecer em qualquer cidade que esteja enfrentando forte calor e solo seco. São ocorrências rápidas, de baixa intensidade e sem potencial destrutivo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Vini Jr marca o terceiro e Brasil amplia vantagem sobre o Haiti na Copa do Mundo

Atacante do Brasil balançou as redes após domínio da equipe e ampliou a vantagem diante dos haitianos.

há 9 minutos

Esporte

Matheus Cunha marca mais uma vez e faz o segundo gol do Brasil contra o Haiti

Atacante brasileiro volta a balançar as redes e aumenta a vantagem da Seleção em duelo decisivo pela Copa do Mundo.

há 23 minutos

Esporte

Matheus Cunha marca e Brasil abre o placar contra o Haiti pela Copa do Mundo

Atacante brasileiro balançou as redes e garantiu a vantagem da Seleção após um gol anulado nos primeiros minutos do confronto.

há 33 minutos

Esporte

Brasil tem gol anulado contra o Haiti nos primeiros minutos de jogo pela Copa do Mundo

Seleção Brasileira começou pressionando, chegou ao gol, mas impedimento manteve o placar zerado diante do Haiti.

há 46 minutos

Amazonas

MP-AM investiga Águas de Manaus por suspeita de cobranças irregulares após aumento de ações judiciais sobre contas de água

Promotoria apura possíveis falhas no faturamento da concessionária após consumidores relatarem aumentos inesperados no consumo registrado.

há 51 minutos