Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MPF investiga possíveis danos à Santa Casa de Misericórdia em Manaus

Inquérito é instaurado para verificar a integridade do imóvel tombado pelo Iphan.

Por Marcia Jornalist

20/11/2025 às 12:31

Notícias de Manaus – O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito nesta quarta (19) para apurar possíveis danos à Santa Casa de Misericórdia de Manaus, localizada na Rua 10 de Julho, no centro da capital amazonense.

PUBLICIDADE

A edificação, reconhecida como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi adquirida em 2019 pelo Centro Universitário Fametro por R$ 9,3 milhões, com a intenção de transformá-la no futuro Hospital Universitário Fametro.

A decisão de investigar surgiu após o MPF receber informações do Iphan indicando que a integridade do imóvel poderia estar comprometida.

A Portaria nº 3, assinada pelo procurador da República Luiz Augusto Fernandes Fanini, foi publicada no Diário Oficial do MPF e estabelece um prazo de um ano para a conclusão do inquérito.

A Santa Casa de Misericórdia, inaugurada no século XIX, é uma das mais antigas construções da cidade, mas enfrenta problemas estruturais há décadas.

PUBLICIDADE

A portaria do MPF não especifica quais danos estão sendo investigados, mas a situação levanta preocupações sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural da região.

LEIA MAIS: Motociclista avança sinal vermelho e colide com carro em Manaus; vídeo

A Fametro e o Iphan foram notificados para prestar esclarecimentos e colaborar com a investigação, que busca garantir a proteção desse importante símbolo da história de Manaus.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Jovem morre afogado no Rio Negro após desaparecer durante banho na zona Leste de Manaus

Corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (3).

há 23 minutos

Política

Saiba quem é Alessandro Bronze, o lobista que tenta entrar na política há mais de uma década e é cotado para ser suplente de Alberto Neto

Nome ligado à concessão do principal terminal hidroviário do Amazonas, Alessandro Bronze pode integrar a chapa de Alberto Neto (PL) ao Senado.

há 23 minutos

Brasil

Câmeras registram suspeito transportando sacos com corpo da esposa após feminicídio em São Paulo

Segundo a Polícia Civil, ele esquartejou o corpo da vítima e descartou os restos mortais em diferentes pontos da cidade.

há 42 minutos

Eleições 2026

TSE muda regras para doações eleitorais em 2026; veja o que passa a valer nas campanhas

Novas normas simplificam doações via Pix, ampliam a transparência das contas e reforçam regras de fiscalização para candidatos.

há 2 horas

Eleições 2026

Convenção oficializa candidaturas de Roberto Cidade ao Governo e Wilson Lima ao Senado nesta terça-feira

Federação União Progressista e Podemos realizam convenção conjunta em Manaus para homologar candidaturas majoritárias.

há 2 horas