A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Onça-pintada resgatada no meio do Rio Negro é devolvida à natureza

Após 40 dias de tratamento, felino ferido por disparos voltou ao habitat natural em ação que mobilizou equipes técnicas, órgãos ambientais e apoio aéreo.

Por Marcia Jornalist

24/11/2025 às 06:32

Notícias do Amazonas -A onça-pintada resgatada no meio do Rio Negro em outubro deste ano voltou ao seu habitat natural após uma operação inédita no Amazonas.

PUBLICIDADE

A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), começou na madrugada do dia 9 e foi concluída no dia 10 de novembro, marcando a primeira reintrodução bem-sucedida de um exemplar da espécie Panthera onca na região após resgate e reabilitação.

Para a titular da pasta, Joana Darc, o retorno do animal simboliza a responsabilidade do estado na preservação da fauna silvestre. Ela destacou que a determinação era garantir que o felino recuperasse saúde e integridade antes da soltura, reforçando o compromisso de devolver animais silvestres ao ambiente ao qual pertencem.

A operação contou com veterinários, biólogos, pesquisadores e técnicos de imagem, que acamparam na mata para assegurar as condições ideais de soltura. O processo só foi autorizado após 40 dias de cuidados intensivos, sob acompanhamento do biólogo Nonato Amaral.

A logística envolveu cooperação institucional. O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) realizou o transporte aéreo até uma comunidade em Novo Airão, onde o animal foi transferido para uma embarcação disponibilizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas e profissionais especializados também participaram ativamente.

PUBLICIDADE

Antes de ser devolvido à natureza, o felino recebeu uma coleira de radiomonitoramento, instalada no dia 4 de novembro.

O equipamento, cedido pelo Instituto Onça-Pintada, permitirá acompanhar seus deslocamentos pelos próximos anos, contribuindo com dados valiosos para a pesquisa científica.

O caso ganhou repercussão desde o momento do resgate, quando a onça foi encontrada ferida por disparos de chumbinho enquanto tentava nadar de Iranduba para Manaus.

LEIA MAIS: Trabalhador gravou vídeo no topo de guindaste antes de desabamento de árvore de natal em Manaus; Veja

Após atendimento emergencial e reabilitação no antigo zoológico do Tropical Hotel, o animal apresentou plena recuperação, possibilitando a reintrodução.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Greve dos rodoviários é suspensa após acordo e reunião com Prefeitura de Manaus

Categoria recebeu garantia de pagamento do adiantamento salarial e voltará a discutir a situação em reunião marcada para o dia 29.

há 6 minutos

Amazonas

Nota Fiscal Amazonense sorteia R$ 300 mil em prêmios e estreia novas regras nesta terça-feira

Novas regras ampliam os valores pagos aos participantes e aumentam os recursos destinados às entidades sociais.

há 25 minutos

Brasil

Homem admite ter perdido o controle e mata filho de apenas nove meses

Bebê morreu após ser levado desacordado a uma unidade de saúde.

há 32 minutos

Brasil

Gilmar Mendes critica atuação de André Mendonça em caso Vorcaro e fala em “erro grave” nas negociações de delação

Declaração do decano do STF reacende debate sobre os limites da atuação de magistrados em acordos de colaboração premiada.

há 57 minutos

Manaus

Incêndio atinge antigo prédio dos Correios e mobiliza bombeiros na Avenida André Araújo, em Manaus

Fumaça escura chamou a atenção de moradores e motoristas; não havia pessoas no imóvel no momento do incêndio.

há 1 hora