A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Ao Vivo

Vulcão adormecido desde o fim da Era do Gelo entra em atividade neste fim de semana

Erupção na região de Afar foi confirmada por instituições internacionais e, apesar da intensidade, não deixou feridos por ocorrer em área isolada.

Por Beatriz Silveira

24/11/2025 às 17:19

Notícias do Mundo – O vulcão Hayli Gubbi entrou em erupção neste domingo (23/11), após um período estimado de 12 mil anos sem atividade. A confirmação da erupção foi feita pelo Programa Global de Vulcanismo, da Smithsonian Institution, que registrou o evento como o primeiro episódio eruptivo do vulcão desde o fim da Era do Gelo, quando ele era considerado adormecido.

Situado na região de Afar, a cerca de 800 quilômetros de Addis Abeba e próximo à fronteira com a Eritreia, o Hayli Gubbi está localizado no Vale do Rift, área conhecida por ser uma das mais geologicamente instáveis do planeta devido à intensa movimentação de placas tectônicas. A região concentra diversos episódios de atividade vulcânica e sísmica, o que reforça a importância do monitoramento constante por parte de instituições científicas.

De acordo com o registro da Smithsonian, não há evidências de erupções do Hayli Gubbi desde o início do Holoceno, período que começou há cerca de 12 mil anos. O vulcanólogo Simon Carn, da Universidade de Michigan, reiterou essa informação ao afirmar na plataforma Bluesky que o vulcão não apresentou sinais de atividade nesse longo intervalo.

Leia também: Veja momento em que ‘Papai Noel’ é preso após guindaste tombar e matar trabalhador em Manaus

O Centro de Observação de Cinzas Vulcânicas de Toulouse (VAAC) informou que o vulcão, com aproximadamente 500 metros de altitude, expeliu grande quantidade de fumaça, formando colunas que alcançaram até 14 quilômetros de altura. A erupção teve duração de algumas horas e foi encerrada ainda no domingo.

As cinzas foram levadas pelo vento para regiões distantes, como Iêmen, Omã, Índia e norte do Paquistão. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma espessa coluna de fumaça branca subindo rapidamente em direção ao céu. Até o momento, não há registro de feridos ou prejuízos, já que o vulcão está situado em área isolada e pouco habitada.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

CASO EVILÁZIO

Criminosos receberam informação sobre R$ 120 mil em mercadinho antes de matar comerciante em Manaus, diz Polícia Civil

Delegado Ricardo Cunha afirmou que suspeitos entraram no estabelecimento em busca do dinheiro e acabaram executando o proprietário durante o assalto.

há 3 minutos

Brasil

Virginia Fonseca é investigada pela PF após movimentações milionárias via PIX

Relatórios encaminhados ao Coaf apontam transferências superiores a R$ 22 milhões para empresa ligada à influenciadora; defesa afirma que operações são legais e declaradas.

há 6 minutos

Brasil

Idosa morre após ambulância bater em poste; outras três pessoas ficaram feridas

Paciente de 82 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória após a colisão; outras três pessoas ficaram feridas no acidente.

há 36 minutos

Enem 2026

Enem 2026 amplia atendimento especializado e passa a incluir candidatos com ansiedade, TOC, TDAH e fibromialgia

Novas regras permitem suporte adicional durante a aplicação das provas para participantes com transtornos mentais e outras condições de saúde.

há 42 minutos

Política

STF derruba exigência de idade mínima para aposentadoria especial por insalubridade

Decisão da Corte beneficia trabalhadores expostos a agentes nocivos e restabelece critério baseado apenas no tempo de atividade especial.

há 1 hora