A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Moraes aponta contradições sobre Alzheimer de Heleno e quer laudo completo da PF

A decisão foi tomada após Moraes identificar informações contraditórias sobre o diagnóstico do militar.

Por Jonas Souza

01/12/2025 às 16:44

Notícias do Brasil  – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (1º/12) que a Polícia Federal elabore, em até 15 dias, um laudo médico detalhado sobre o estado de saúde do general Augusto Heleno. Condenado a 21 anos de prisão por participação em uma trama golpista, o ex-ministro está detido em Brasília e pleiteia prisão domiciliar sob alegação de demência mista (Alzheimer e vascular).

PUBLICIDADE

Leia mais: Moraes autoriza Bolsonaro a ver filha por 30 minutos na prisão

A decisão foi tomada após Moraes identificar informações contraditórias sobre o diagnóstico do militar. No processo, consta que Heleno afirmou ao Exército ter Alzheimer desde 2018 — período em que atuava como ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Jair Bolsonaro (PL). Já a defesa sustenta que o diagnóstico só foi concluído em janeiro de 2025.

Segundo Moraes, a análise do pedido de prisão domiciliar depende de comprovação efetiva da doença. O ministro determinou que peritos da PF realizem uma avaliação clínica completa, incluindo histórico médico, exames laboratoriais, avaliações neurológicas e neuropsicológicas, além de possíveis exames de imagem, como ressonância magnética e PET scan.

O ministro destacou ainda que não há qualquer documentação médica que comprove sintomas compatíveis com Alzheimer entre 2018 e 2023 — período no qual Heleno ocupou cargo estratégico, envolvendo inclusive supervisão da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

PUBLICIDADE

Defesa nega diagnóstico anterior

Em resposta prévia, os advogados afirmaram ao STF que jamais disseram que Heleno recebeu diagnóstico em 2018:
“Não há exames referentes a tal doença entre 2018 e 2023”, enfatizou a defesa, reiterando que os exames específicos foram feitos apenas em 2024.

No sábado (29/11), Moraes já havia concedido cinco dias para que a defesa apresentasse laudos comprobatórios. Até o momento, segundo ele, nenhum documento anterior a 2024 foi anexado.

PGR é favorável à prisão domiciliar

Na sexta-feira (28/11), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou favoravelmente à concessão da prisão domiciliar por razões humanitárias. Para a PGR, a idade avançada de Heleno, 78 anos, e seu quadro clínico justificam a medida.

O parecer afirma que a manutenção do general em casa seria “proporcional” à sua condição de saúde e evitaria riscos decorrentes do afastamento de cuidados médicos adequados.

Condenação

O general Augusto Heleno foi condenado em setembro a 21 anos de prisão. Segundo a denúncia da PGR, ele integrava o “núcleo crucial” da organização criminosa que planejava um golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022. Entre os crimes pelos quais responde estão tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Copa do Mundo 2026

Inglaterra, Portugal e Colômbia entram em campo; confira os jogos da Copa do Mundo desta terça-feira

Rodada reúne seleções tradicionais e confrontos que podem influenciar a classificação para a próxima fase do Mundial.

há 15 minutos

Brasil

Turistas se abrigam durante tiroteio em ponto turístico do Rio de Janeiro; vídeo mostra tensão

Confronto ocorreu durante operação policial no Morro Santa Marta e assustou visitantes que estavam no Mirante Dona Marta.

há 37 minutos

Polícia

Cabo da PM é preso suspeito exploração sexual contra adolescentes em casa de prostituição em Manaus

Imóvel no Parque Dez era usado para manter adolescentes vigiadas por câmeras e anunciadas na internet; uma das vítimas contraiu IST.

há 43 minutos

Greve dos Rodoviários

Rodoviários ameaçam suspender circulação de ônibus em Manaus por atraso no pagamento

Sindicato deu prazo até as 14h desta terça-feira (23) para regularização do adiantamento salarial da categoria.

há 1 hora

Ao Vivo