A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Roberto Cidade inaugura na Aleam um dos maiores centros de atendimento a pessoas com TEA do país

A unidade funciona dentro das instalações da Aleam e terá capacidade inicial para atender 250 crianças por dia.

Por Jonas Souza

02/12/2025 às 14:39

Notícias do Amazonas – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), inaugurou nesta terça-feira (2/12) o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, que passa a ser um dos maiores espaços da Região Norte voltados ao atendimento especializado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, Síndrome de Down e outros transtornos neurodivergentes.

Leia mais: Lula pede apoio a Trump para sufocar facções e destravar comércio entre os países

PUBLICIDADE

Pai atípico, Cidade destacou que o novo centro representa uma das entregas mais significativas de sua gestão. A unidade funciona dentro das instalações da Aleam e terá capacidade inicial para atender 250 crianças por dia.

“É dessa forma que a gente faz política: cuidando das pessoas. O nosso centro vai poder atender 250 crianças diariamente, incluindo os filhos atípicos dos servidores e outras vagas que abriremos para a sociedade, como prevê a lei. A partir de dezembro já começaremos o atendimento, e no ano que vem vamos ampliar e evoluir ainda mais”, afirmou o presidente.

Acolhimento a famílias atípicas

Além do atendimento infantil, Roberto Cidade anunciou que o espaço também prestará suporte emocional e psicológico às famílias.

“Nós vamos ter tratamento para as mães com psicólogos para orientá-las. Muitas vezes um pai ou uma mãe não sabem o que fazer. Eu mesmo passo por isso com o meu filho Robertinho. É um sentimento de dever cumprido. Hoje estou orgulhoso por fazer história na Assembleia”, declarou.

A nova estrutura torna a Aleam a segunda Casa Legislativa do Brasil a oferecer atendimento especializado a pessoas neurodivergentes — a primeira é a Assembleia do Ceará. “Mas o nosso é o melhor, e só vai evoluir. Será um legado que ninguém vai tirar”, afirmou Cidade.

Assembleia mais inclusiva do país

Cidade agradeceu aos 24 deputados pelo apoio ao projeto, reforçando que o espaço representa um marco inclusivo no serviço público do Amazonas.

PUBLICIDADE

“A Assembleia mais inclusiva do país é a nossa. Os deputados apresentam leis que melhoram a vida das pessoas, e agora entregamos esse centro que transforma realidades”, disse.

Participaram da inauguração familiares do médico Hamilton Maia Cidade, homenageado com o nome do centro, além de parlamentares, servidores e pais atípicos.

“Muita gratidão”: pais atípicos celebram inauguração

A professora de Educação Física Jeane Silva Carvalho, servidora da Casa há 14 anos e mãe de um menino de 8 anos com TEA e TDAH, emocionou-se ao falar da conquista.

“É muito difícil conseguir terapia na rede pública ou privada. Só quem é mãe atípica sabe a luta. Ver essa clínica multiprofissional, tudo de primeira, aqui no lugar onde trabalho, me enche de orgulho. Meu filho vai poder avançar, e muitas outras crianças também. Só tenho gratidão”, afirmou.

Estrutura e funcionamento

O centro atende inicialmente crianças de 1 a 14 anos, com 22 profissionais e uma estrutura completa que inclui:

  • 7 consultórios médicos

  • Nutricionistas

  • Fisioterapia

  • Odontologia

  • Terapia ocupacional

  • Fonoaudiologia

  • Espaço sensorial com brinquedos, tatames, tapetes e recursos de simulação do dia a dia

  • Atividades psicomotoras na quadra poliesportiva e piscina aquecida do Complexo de Esportes da Aleam

Autismo no Amazonas: números do Censo 2022

O Amazonas possui 43.983 pessoas diagnosticadas com TEA, das quais 27.636 vivem em Manaus, representando 1,3% da população da capital.

A maior incidência está entre crianças de 5 a 9 anos — quase 6 mil casos.
Os dados também mostram maior prevalência entre homens (1,4%) do que entre mulheres (0,8%).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

CETAM

Saiba como se inscrever nos cursos gratuitos do Cetam

Inscrições para 354 vagas em cursos de qualificação profissional serão realizadas pela internet; nova escola foi inaugurada na zona norte de Manaus.

há 12 minutos

Manaus

Quatro bairros de Manaus ficarão sem energia nesta quarta-feira; confira os locais afetados

Manutenção programada na rede elétrica atingirá áreas do Parque Dez, Ponta Negra, Flores e Da Paz.

há 24 minutos

Esporte

Mbappé brilha, França vence Iraque e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo 2026

Partida ficou interrompida por mais de duas horas devido a alerta climático na Filadélfia; atacante marcou dois gols na vitória francesa

há 34 minutos

Polícia

Homem leva tiro ao tentar tomar arma de policiais durante abordagem no Amazonas

Homem entrou em luta corporal com policial e acabou atingido por disparo durante a ocorrência.

há 53 minutos

Brasil

Justiça quebra sigilo de Edir Macedo em investigação sobre supostas fraudes no Banco Digimais

Fundador da Igreja Universal e outros investigados são alvos da Operação Miragem, que apura manipulação de dados contábeis e irregularidades financeiras

há 1 hora