A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Prefeitura de Eirunepé tem 10 dias para apresentar medidas sobre lixão e matadouro

O encontro contou com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, Obras e Limpeza Urbana, além do procurador do município.

Por Jonas Souza

02/12/2025 às 18:22

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Eirunepé, realizou nesta terça-feira (02/12) uma reunião com representantes da administração municipal para tratar de irregularidades estruturais e operacionais identificadas no cemitério público, no matadouro municipal e no lixão da cidade. O encontro contou com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, Obras e Limpeza Urbana, além do procurador do município.

PUBLICIDADE

Leia mais: Prefeito de Tefé, Nicson Marreira, se torna alvo do TCE por denúncia de má gestão

Os três locais já são objeto de procedimentos distintos em andamento no MPAM:

  • Cemitério Municipal: Notícia de Fato n.º 186.2025.000121

  • Matadouro Municipal: Procedimento Administrativo n.º 186.2025.000089

  • Lixão Municipal: Inquérito Civil n.º 186.2024.000018

Durante diligências realizadas no âmbito desses processos, o promotor de Justiça Cláudio Moisés Rodrigues Pereira constatou problemas que classificou como urgentes. Segundo ele, faltam melhorias estruturais, organização operacional e ações que garantam segurança sanitária e ambiental.

“É imprescindível que as medidas sejam executadas de forma estruturada e responsável, zelando pela saúde pública e pela proteção do meio ambiente. A população de Eirunepé merece serviços dignos, e a Promotoria de Justiça atuará firmemente para garantir o cumprimento de cada providência”, destacou o promotor.

Na reunião, foram discutidas as ações necessárias para corrigir as falhas apontadas. Os representantes da gestão municipal se comprometeram a apresentar, em até 10 dias, as medidas adotadas até o momento e o planejamento de execução para solucionar cada irregularidade identificada.

A Promotoria seguirá monitorando o caso e reforçou que continuará cobrando o cumprimento das providências, garantindo a defesa do interesse público e a melhoria dos serviços essenciais ofertados à população de Eirunepé.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

CETAM

Saiba como se inscrever nos cursos gratuitos do Cetam

Inscrições para 354 vagas em cursos de qualificação profissional serão realizadas pela internet; nova escola foi inaugurada na zona norte de Manaus.

há 12 minutos

Manaus

Quatro bairros de Manaus ficarão sem energia nesta quarta-feira; confira os locais afetados

Manutenção programada na rede elétrica atingirá áreas do Parque Dez, Ponta Negra, Flores e Da Paz.

há 24 minutos

Esporte

Mbappé brilha, França vence Iraque e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo 2026

Partida ficou interrompida por mais de duas horas devido a alerta climático na Filadélfia; atacante marcou dois gols na vitória francesa

há 34 minutos

Polícia

Homem leva tiro ao tentar tomar arma de policiais durante abordagem no Amazonas

Homem entrou em luta corporal com policial e acabou atingido por disparo durante a ocorrência.

há 53 minutos

Brasil

Justiça quebra sigilo de Edir Macedo em investigação sobre supostas fraudes no Banco Digimais

Fundador da Igreja Universal e outros investigados são alvos da Operação Miragem, que apura manipulação de dados contábeis e irregularidades financeiras

há 1 hora