A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Indigenista e professor, Clayton Rodrigues, morre aos 43 anos em Manaus

Ele chegou a ser socorrido e transferido para um hospital em Manaus, onde permaneceu internado, mas não resistiu.

Por Beatriz Silveira

05/12/2025 às 15:59

Notícias do Amazonas – O antropólogo, indigenista e professor universitário Clayton de Souza Rodrigues, de 43 anos, morreu nesta quinta-feira (04/12), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) enquanto estava na Terra Indígena do Vale do Javari, localizada no município de Atalaia do Norte, no interior do Amazonas. Ele chegou a ser socorrido e transferido para um hospital em Manaus, onde permaneceu internado, mas não resistiu.

PUBLICIDADE

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou nota de pesar lamentando a morte do profissional. O órgão informou que, desde 2022, Clayton integrava a equipe do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), no Vale do Javari, “onde cumpria seu ofício como indigenista e fazia dessa atividade sua missão de vida”.

Leia também: Jovem encontrado morto no Cidade de Deus era procurado e considerado de alta periculosidade pela polícia

Na nota, a Funai destacou que, como antropólogo, Clayton construiu relações com diversos povos indígenas do Amazonas e era muito querido entre os Marubo, Matis, Kanamari, Matsés e Kulina, do Vale do Javari; os Apurinã, Jamamadi, Paumari e Jarawara, do Alto Purus; e os Ticuna e Kokama, do Alto Solimões. A fundação também manifestou solidariedade aos amigos, familiares e aos povos indígenas que vivem no estado do Amazonas.

A página “Trabalho Indigenista” também se manifestou, ressaltando que Clayton era “um antropólogo extremamente competente e comprometido” e que construiu ótimas relações com os povos indígenas da região, sendo muito querido pelos parentes Marubo, Matis, Kanamari, Matsés e Kulina.

Além da atuação em campo como indigenista, Clayton também foi professor universitário e alcançou o título de doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Suspeitos roubam moto, são rastreados por GPS e acabam agredidos em Manaus

Proprietário utilizou sistema de rastreamento para localizar o veículo.

há 3 minutos

Amazonas

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais durante feriado de Corpus Christi

Hospitais, delegacias, policiamento e unidades de urgência seguem funcionando normalmente durante o feriado e ponto facultativo no estado.

há 9 minutos

Política

Deputado Delegado Péricles destinou verba do cotão para instituto de pesquisas eleitorais

Empresa OPP, alvo de auditoria autorizada pela Justiça Eleitoral, recebeu pagamentos mensais de R$ 10 mil por “consultoria”.

há 41 minutos

Manaus

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais durante feriado de Corpus Christi

Saúde, limpeza urbana e assistência social seguem em funcionamento, enquanto setores administrativos retornam apenas na próxima segunda-feira.

há 45 minutos

Brasil

STJ abre caminho para aposentadoria especial de motoristas de ônibus e caminhão

Reconhecimento dependerá de perícia técnica que comprove exposição permanente a condições prejudiciais à saúde durante o trabalho.

há 1 hora