Wilson Lima anuncia repasse de R$ 160 milhões do FTI para fortalecer a Saúde nos 61 municípios do interior do AM
O anúncio foi feito durante um encontro no Centro de Convenções Vasco Vasques.
- Divulgação
Notícias do Amazonas – O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (05/12), um novo repasse de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento (FTI) para reforçar a saúde dos 61 municípios do interior. O anúncio foi feito durante um encontro no Centro de Convenções Vasco Vasques, que reuniu mais de 40 prefeitos, além de vice-prefeitos, secretários municipais de saúde, vereadores e parlamentares estaduais e federais.
Leia mais: PL-AM une-se a lideranças nacionais e declara apoio a Flávio Bolsonaro para Presidência em 2026
PUBLICIDADE
Segundo o governador, o recurso amplia o compromisso de descentralização iniciado em 2019 e consolida a política permanente de fortalecimento da rede de saúde fora da capital.
“Estamos avançando com mais uma ajuda importante que é a disponibilização de R$ 160 milhões para a área da Saúde. Essa é uma construção baseada no diálogo com prefeitos e profissionais do interior, entendendo as dificuldades e garantindo que a população tenha acesso aos serviços públicos”, afirmou Wilson Lima.
Destino permanente do FTI para a saúde do interior
Durante o evento, Wilson Lima também assinou a Mensagem Governamental que inclui, de forma permanente, a saúde do interior como prioridade do FTI. O texto será enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e permitirá que os repasses sejam feitos diretamente fundo a fundo, sem necessidade de convênios, garantindo mais autonomia administrativa aos municípios.
O repasse será aplicado de março a dezembro de 2026, em parcelas quadrimestrais, seguindo critérios que incluem:
Cota igualitária para todos os municípios;
Proporcionalidade populacional;
Recursos adicionais para cidades polo, que atendem regiões inteiras.
A verba poderá ser utilizada para manutenção das unidades, aquisição de equipamentos, ampliação diagnóstica, melhorias estruturais e qualificação de equipes.
PUBLICIDADE
Mais de 40 prefeitos participaram do anúncio
A cerimônia contou com a presença de prefeitos de 44 municípios, incluindo Anamã, Caapiranga, Juruá, Careiro da Várzea, Jutaí, Novo Aripuanã, Maraã, Barcelos, Fonte Boa, Carauari, Envira, Alvarães, Japurá, Atalaia do Norte, Manaquiri, Itamarati, Eirunepé, Uarini, Anori, Santo Antônio do Içá, Boca do Acre, Santa Isabel do Rio Negro, Lábrea, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Silves, Nova Olinda do Norte, Codajás, Urucará, Novo Airão, Pauini, Iranduba, Itacoatiara, Maués, Coari, São Sebastião do Uatumã, Tefé, Tapauá, Guajará, Urucurituba, Borba, Manicoré e Canutama.
O prefeito de Fonte Boa, Dr. Lázaro, destacou a importância do aporte:
“Temos certeza de que esse recurso irá auxiliar os gestores municipais a melhorar o acesso e ampliar o atendimento à saúde de média e alta complexidade. Nunca foi tão necessário um olhar carinhoso para o interior”.
Também participaram o presidente da Aleam, Roberto Cidade; deputados estaduais; secretários municipais; vereadores; vice-prefeitos e outras autoridades.
Repactuação da Saúde no Interior reforça continuidade de investimentos
O novo repasse se soma à Repactuação da Saúde no Interior, política inédita que passou a garantir, desde 2025, recursos contínuos e critérios uniformes para fortalecer a média e alta complexidade. Somente este ano, R$ 135,8 milhões foram enviados diretamente aos municípios.
Desde 2020, o Governo do Amazonas já destinou R$ 413,7 milhões do FTI exclusivamente para a área de saúde no interior, consolidando um sistema mais regionalizado.
Expansão de serviços e tecnologia na saúde
Além dos recursos financeiros, o governo investe em modernização e ampliação dos serviços:
Saúde AM Digital
17 especialidades atendidas;
Clínico geral 24h;
Atende 100% do estado;
109 telessalas instaladas em 42 municípios;
Eletrocardiogramas com laudo em até 10 minutos.
Atendimentos presenciais ampliados
Barco Hospital São João XXIII: mais de 150 mil atendimentos desde 2024, incluindo cirurgias, consultas e exames.
Carretas da Saúde: atendimentos de mamografia, ultrassonografia e tomografia, somando cerca de 100 mil procedimentos em municípios estratégicos.
Infraestrutura
Construção do novo Hospital Geral de Nhamundá;
Revitalização do Hospital de Humaitá;
Reformas em Rio Preto da Eva e Urucurituba;
Convênio anual de R$ 29 milhões para o Hospital Regional Padre Colombo, em Parintins;
53 leitos de UTI implantados em Humaitá, Tefé, Parintins e Tabatinga.
O sistema aeromédico, o maior da América Latina, realiza entre 8 e 12 transportes diários, com investimento anual de R$ 100 milhões.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






