A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Em Tabatinga, Professora Maria do Carmo fala de projeto para tornar o município subsede do Governo do Amazonas

A pré-candidata considera a medida importante para ampliar a presença do Estado no interior.

Por Natan AMPOST

08/12/2025 às 11:29

Notícias de política – Com uma visão diferenciada sobre a política do Amazonas, trazendo sua experiência de mais de 30 anos de gestão empresarial, a pré-candidata ao governo Professora Maria do Carmo (PL) esteve em Tabatinga, no Alto Solimões, e falou sobre sua intenção de tornar o município um polo administrativo.

PUBLICIDADE

“Já estamos trabalhando no nosso futuro plano de governo, que será dividido em dois: uma para Manaus e outro para o interior. Nossa ideia é dividir o Amazonas em cinco grandes regiões e criar subsedes do governo para ampliar a presença do Estado no interior”, explicou Maria do Carmo.

A proposta completa será apresentada no ano que vem, durante o período eleitoral, mas a pré-candidata adiantou que paralelo a essa ideia também haverá um projeto de desenvolvimento regional para tornar o Estado autossuficiente na produção de alimentos. “Vamos mostrar que o Amazonas também é agro e levar mais oportunidade para nossa gente”, destacou Maria.

Mudança em movimento
Neste ano que antecede as Eleições 2026, a Professora Maria do Carmo deu início às visitas aos municípios do Amazonas, em um movimento para escutar e ver de perto os problemas enfrentados pelas populações mais carentes e distantes da capital.

“Estamos em uma imersão para ouvir as pessoas, afinal elas são as figuras mais importantes nesse processo. Nossa futura candidatura será construída com escuta, com cuidado e muito trabalho para mudar a vida do povo amazonense”, afirmou Maria do Carmo.

Agenda
A pré-candidata Professora Maria do Carmo cumpriu uma extensa agenda de reuniões durante três dias no Alto Solimões. Além de Tabatinga, ela também esteve em Benjamin Constant conversando com produtores rurais, líderes indígenas e comerciantes locais.

Dentre os principais problemas apresentados estavam a falta de investimento no primeiro setor e as dificuldades enfrentadas durante a estiagem, já que a descida das águas do rio impossibilita que pequenas embarcações cheguem ao Porto, sendo necessário pagar o transporte extra por canoas, reduzindo a oferta e encarecendo produtos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Ex-mulher de Silas Câmara, Antônia Lúcia pode ficar inelegível após voto de Moraes por condenação de mais de 6 anos

Ministro do STF também determinou indenização de R$ 115 mil por danos aos cofres públicos; julgamento segue até 15 de junho no plenário virtual da Primeira Turma.

há 10 minutos

Parintins

Caprichoso intensifica preparação e projeta maior espetáculo de sua história para o Festival de Parintins

Diretoria e Conselho de Arte realizaram vistoria nos galpões alegóricos e afirmam que o projeto para 2026 segue dentro do cronograma previsto.

há 43 minutos

Manaus

Carreta bate na traseira de caminhão-guincho durante manobra em Manaus

Colisão ocorreu na Avenida Mário Andreazza e deixou o trânsito lento após os veículos ocuparem parte da pista.

há 1 hora

Polícia

Homem é preso após descumprir medida protetiva e estuprar ex-companheira em Manaus

Suspeito teria abordado a vítima na rua, forçado sua entrada em um veículo e cometido o crime após levá-la para uma residência na zona norte da capital.

há 1 hora

Esporte

Ancelotti vai testar Paquetá e Igor Thiago em amistoso contra Egito antes da estreia na Copa do Mundo

O amistoso diante do Egito, marcado para as 19h (horário de Brasília).

há 2 horas