A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Professor da rede pública é denunciado pelo MP-AM por estupro de 8 alunas e assédio sexual em Careiro Castanho

A denúncia foi protocolada pelo promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra após a conclusão de um inquérito policial.

Por Jonas Souza

09/12/2025 às 13:25

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) apresentou denúncia formal contra um professor da rede pública do município de Careiro Castanho. O docente é acusado de cometer os crimes de estupro de vulnerável e assédio sexual contra diversas alunas, todas com menos de 14 anos.

PUBLICIDADE

A denúncia foi protocolada pelo promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra após a conclusão de um inquérito policial.

Leia mais: Mãe da influencer Isabelly Aurora é encontrada morta em sítio de Manaus

Crimes hediondos e contexto escolar

As investigações apontam que os crimes ocorreram entre julho e agosto de 2025. O professor, que lecionava para turmas de 4º e 5º anos, teria se aproveitado de sua proximidade e posição de autoridade no ambiente escolar para cometer os abusos.

  • Estupro de Vulnerável: O denunciado é acusado de cometer este crime hediondo contra oito alunas.

  • Assédio Sexual: O professor também teria cometido assédio de forma reiterada e tentado contato íntimo com o intuito de obter favorecimento sexual de outras 20 adolescentes.

O esquema veio à tona após uma pedagoga da escola ser alertada e reunir as vítimas, encaminhando a denúncia contra o docente. As vítimas, por iniciativa própria, buscaram ajuda, segundo o promotor. Durante a escuta especializada, as alunas e testemunhas apresentaram relatos consistentes que confirmaram a veracidade das acusações.

O promotor Venâncio Terra destacou que, nestes casos, o criminoso se vale da vulnerabilidade e da incapacidade de resistência das vítimas, agindo na clandestinidade. “No caso concreto, o denunciado se utilizava de sua autoridade de professor sobre as vítimas para cometer os crimes”, afirmou.

PUBLICIDADE

Pedidos do MP e tramitação prioritária

O MPAM solicitou que o suspeito seja responsabilizado judicialmente pelos crimes de estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal) e assédio sexual (artigo 226).

Além da condenação, a Promotoria requisitou o pagamento de indenização por danos morais às vítimas:

  • R$ 20 mil para as vítimas de estupro de vulnerável.

  • R$ 5 mil para as vítimas de assédio sexual.

Devido à natureza hedionda do estupro e por envolver a dignidade sexual de crianças e adolescentes, o Ministério Público também solicitou prioridade máxima na tramitação do processo judicial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Pablo é atingido por lata durante show na Bahia e pede retirada de homem pela polícia

Cantor não sofreu ferimentos e voltou ao palco após a retirada do suspeito pela Polícia Militar.

há 6 horas

Polícia

Homem morre após passar mal durante caminhada na Lagoa do Japiim em Manaus

Vítima recebeu atendimento do Samu, mas morreu ainda no local antes de ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

há 6 horas

Amazonas

Cubanos superam venezuelanos e lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez

Levantamento aponta crescimento acelerado das solicitações de cidadãos cubanos e revela mudanças no cenário migratório brasileiro.

há 6 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade inaugura nova ponte na Cidade Nova e amplia integração viária em Manaus

Estrutura de concreto armado liga núcleos do bairro e faz parte de programa estadual que prevê novas conexões viárias na capital.

há 7 horas

Amazonas

Festival de Parintins 2026 ganha vitrine internacional no Aeroporto de Manaus com exposição, lounge e experiências

Os figurinos expostos reproduzem alguns dos personagens mais emblemáticos do Festival de Parintins. 

há 7 horas