A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Três deputados do Amazonas votam contra cassação de Carla Zambelli que está presa na Itália

O plenário rejeitou o pedido de perda de mandato da deputada por 227 votos favoráveis.

Por Natan AMPOST

11/12/2025 às 11:29 - Atualizado em 11/12/2025 às 11:32

Notícias de política – A bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados se dividiu na votação que decidiu pela manutenção do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Na madrugada desta quinta-feira (11/12), três parlamentares amazonenses votaram para que Zambelli continuasse no cargo, mesmo após sua condenação a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Outros dois votaram pela cassação, enquanto três não registraram voto.

O plenário rejeitou o pedido de perda de mandato por 227 votos favoráveis, 170 contrários e 10 abstenções. Com isso, Zambelli segue na Câmara, apesar da decisão do STF que determinou sua prisão e a perda imediata do mandato por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

PUBLICIDADE

Como votou a bancada amazonense

Entre os que votaram pela permanência da parlamentar estão:

Capitão Alberto Neto (PL) – voto Não

Fausto Jr. (União Brasil) – voto Não

Pauderney Avelino (União Brasil) – voto Não

Outros dois deputados defenderam que Zambelli deveria perder o mandato:

PUBLICIDADE

Adail Filho (Republicanos) – voto Sim

Amom Mandel (Cidadania) – voto Sim

Três parlamentares não votaram e aparecem como ausentes no painel: Átila Lins (PSD), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos).

Leia também: Polícia diz que suspeito de assassinar mãe de Isabelly Aurora foi espancado e teve ossos quebrados em Manaus

Condenação e fuga para a Itália

Zambelli foi condenada pelo STF por chefiar uma invasão ao sistema do CNJ. A investigação apontou que a deputada teria coordenado o ataque cibernético, o que levou os ministros a aplicarem pena de 10 anos de prisão, além da determinação de perda imediata do mandato.

Em maio, antes da conclusão do julgamento, a parlamentar fugiu para a Itália e foi presa nos arredores de Roma dias depois. O pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro ainda aguarda análise da Justiça italiana.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Ancelotti vai testar Paquetá e Igor Thiago em amistoso contra Egito antes da estreia na Copa do Mundo

O amistoso diante do Egito, marcado para as 19h (horário de Brasília).

há 5 minutos

Brasil

Motoristas podem economizar com nova lei da CNH; entenda quem será beneficiado

Nova legislação garante renovação sem custos para motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores e mantém exigência de exames médicos e psicológicos.

há 13 minutos

Acre

Tragédia no Acre: ponte recém-inaugurada de R$ 36 milhões desaba e deixa pessoas gravemente feridas

A estrutura, inaugurada há cerca de dois anos e meio, custou mais de R$ 36 milhões aos cofres públicos.

há 25 minutos

Esporte

Seleção Brasileira disputa último amistoso antes da Copa do Mundo, neste sábado (6)

Seleção de Carlo Ancelotti busca manter embalo após goleada sobre o Panamá e fechar preparação para o Mundial.

há 55 minutos

Brasil

OMS alerta: mais de 1 bilhão de jovens podem sofrer perda auditiva por uso de fones

Organização Mundial da Saúde alerta para os riscos do uso inadequado de fones de ouvido e da exposição frequente a sons intensos.

há 9 horas