A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ministério da Saúde reforça vigilância após alerta sobre nova circulação da gripe

País já confirmou quatro casos do subclado K e reforça vacinação e vigilância epidemiológica.

Por Beatriz Silveira

18/12/2025 às 22:41 - Atualizado em 19/12/2025 às 13:11

Ministério da Saúde reforça vigilância após alerta sobre nova circulação da gripe

Foto: Reprodução

Notícias do Amazonas – Diante do alerta epidemiológico emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o Ministério da Saúde intensificou as ações de vigilância da gripe no Brasil. O alerta aponta aumento de casos e de internações por influenza em países do hemisfério norte, especialmente associados ao vírus Influenza A (H3N2), com registros recentes em nações da Europa e da Ásia. A atenção das autoridades brasileiras está voltada, principalmente, ao subclado K, que tem apresentado maior circulação nos Estados Unidos e no Canadá.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil. Um deles foi registrado no estado do Pará e está relacionado a viagem internacional. Os outros três casos ocorreram no Mato Grosso do Sul e ainda estão em investigação para confirmação da origem da infecção.

Leia também: Motociclista tem a cabeça esmagada por carreta durante acidente em Manaus; vídeo

A vigilância da influenza no país é realizada por meio do monitoramento de casos de síndrome gripal e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). As ações incluem a identificação e o diagnóstico precoce dos casos, investigação e notificação imediata de eventos respiratórios incomuns, além do reforço das medidas de prevenção. Também fazem parte da estratégia a ampliação do acesso à vacinação e ao tratamento antiviral para os grupos considerados de maior risco.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegem contra formas graves da gripe, inclusive aquelas causadas pelo subclado K. Os grupos mais vulneráveis ao vírus já estão contemplados como públicos prioritários nas campanhas de vacinação. O órgão alerta ainda que a hesitação vacinal, observada em alguns países da América do Norte, favorece a maior circulação do vírus em contextos de baixa adesão à imunização.

Além da vacina, o SUS oferece gratuitamente antiviral específico para o tratamento da gripe, indicado principalmente para os grupos prioritários, como medida complementar para reduzir o risco de agravamento dos casos. Até o momento, não há evidências de que o subclado K esteja associado a maior gravidade da doença. O que se observa é uma circulação mais intensa e antecipada do vírus, resultando em aumento de internações. Os sintomas permanecem os já conhecidos, como febre, dor no corpo, tosse e cansaço, com atenção especial para sinais de agravamento, como falta de ar e piora rápida do quadro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Preso por estupro e agressões, Thiago Brennand vai se casar com advogada ligada à defesa de Bolsonaro

Empresário condenado por estupro e agressões contra mulheres oficializará união com Karina Kufa.

há 16 minutos

Polícia

Mulher morre após ser atropelada por carro que invadiu calçada no bairro Santo Agostinho em Manaus

Acidente ocorreu na Rua Austral; motorista suspeito de dirigir sob efeito de álcool foi contido por populares até a chegada da polícia.

há 28 minutos

Brasil

Moraes envia pedido de investigação sobre filme de Bolsonaro para análise de Fachin no STF

Notícia-crime apresentada por deputado federal envolve Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e recursos ligados à produção do filme “Dark Horse”.

há 46 minutos

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes começa nesta terça em Parintins

Moradores devem entregar alimentos não perecíveis para garantir acesso ao evento que antecede o Festival de Parintins.

há 51 minutos

Esporte

Jogo entre França e Iraque é suspenso devido às condições climáticas

Seleção francesa dominou o primeiro tempo, abriu o placar com Mbappé e viu o jogo ser interrompido por causa das condições climáticas.

há 59 minutos