Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nova lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos

Mudança na legislação permite diagnóstico precoce mesmo para mulheres sem sintomas da doença.

Por Beatriz Silveira

19/12/2025 às 16:21

Foto: Divulgação

Notícias do Brasil –  Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19/12) a Lei nº 15.284, que amplia o acesso das mulheres ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nova norma garante a realização do exame para mulheres a partir dos 40 anos de idade. Antes da mudança, salvo situações específicas, o procedimento era oferecido principalmente para mulheres a partir dos 50 anos.

PUBLICIDADE

A lei é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros Alexandre Padilha, da Saúde; Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos e da Cidadania; e Márcia Lopes, das Mulheres. O texto altera a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que trata das ações de prevenção, detecção, tratamento e acompanhamento dos cânceres do colo do útero, de mama e colorretal no âmbito do SUS.

Leia também: Deputados Sóstenes e Carlos Jordy são alvo de operação da PF que investiga desvio de cotas parlamentares

Com a atualização da legislação, a mamografia passa a ser assegurada a todas as mulheres a partir dos 40 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, que também poderá estender o exame a outras faixas etárias. A garantia vale inclusive para mulheres que não apresentem sinais ou sintomas da doença.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a faixa etária entre 40 e 49 anos concentra cerca de 23% dos casos de câncer de mama, o que reforça a importância da detecção precoce para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Segundo o ministro Alexandre Padilha, a medida representa um avanço histórico ao ampliar o acesso ao diagnóstico em um grupo significativo de risco.

PUBLICIDADE

A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia sob demanda, em decisão compartilhada com profissionais de saúde, após orientação sobre os benefícios e possíveis desvantagens do rastreamento. Antes da nova lei, muitas pacientes enfrentavam dificuldades para realizar o exame na rede pública, já que o acesso dependia da comprovação de histórico familiar ou da presença de sintomas.

Mesmo com essas limitações, as mamografias realizadas pelo SUS em mulheres com menos de 50 anos já representam cerca de 30% do total, ultrapassando 1 milhão de exames em 2024.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Polícia Federal encerra atividade de empresa de segurança clandestina durante fiscalização em casas noturnas de Manaus

Operação verificou o cumprimento da legislação sobre segurança privada.

há 14 minutos

Política

Justiça rejeita ação da família de Alexandre de Moraes contra senador Alessandro Vieira

Decisão da Justiça de São Paulo concluiu que declarações do senador estão protegidas pela imunidade parlamentar.

há 20 minutos

Polícia

Polícia Federal apreende 88 quilos de drogas escondidos em tambores durante fiscalização em Tabatinga

Entorpecentes estavam ocultos em compartimentos adaptados de uma embarcação de cargas.

há 46 minutos

Manaus

Jovem morre afogado no Rio Negro após desaparecer durante banho na zona Leste de Manaus

Corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (3).

há 1 hora

Política

Saiba quem é Alessandro Bronze, o lobista que tenta entrar na política há mais de uma década e é cotado para ser suplente de Alberto Neto

Nome ligado à concessão do principal terminal hidroviário do Amazonas, Alessandro Bronze pode integrar a chapa de Alberto Neto (PL) ao Senado.

há 1 hora