A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ministério da Saúde alerta para vacinação após Brasil registrar quatro casos de ‘gripe K’

São três registros no Mato Grosso do Sul e um no Pará.

20/12/2025 às 09:00

Notícias do Brasil – O Brasil tem quatro casos confirmados de influenza A (H3N2) do subclado K, conhecida como “gripe K”, segundo informe divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de quinta-feira, 18. São três registros no Mato Grosso do Sul e um no Pará.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o caso identificado no Pará está relacionado à importação da doença e foi detectado em uma mulher que veio das Ilhas Fiji. Já os três casos registrados em Mato Grosso do Sul seguem em investigação pelo Instituto Adolfo Lutz para confirmação da origem.

Diante dos registros, o ministério reforça a importância da vacinação e afirma que os imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem proteção contra formas graves da gripe, inclusive aquelas causadas pelo subclado K.

“A hesitação vacinal, cenário observado em países da América do Norte, contribui para a maior circulação do vírus, especialmente em contextos de baixa adesão à imunização”, diz trecho do comunicado da pasta.

No início da semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta para o aumento de casos da “gripe K” em diferentes regiões do mundo. O avanço coincide com o início do inverno no Hemisfério Norte, período em que tem sido observado um número maior de registros em países como Estados Unidos e Canadá.

PUBLICIDADE

Até o momento, não há evidências de que o subclado K esteja associada a uma maior gravidade dos casos. Segundo especialistas, os sintomas são semelhantes aos de uma gripe clássica, como febre, dores no corpo, tosse e cansaço.

Síndrome respiratória aguda grave (SRAG)

O ministério afirma que, em 2025, o Brasil apresentou um comportamento atípico da influenza A (H3N2), com aumento de casos no segundo semestre, antes mesmo da identificação do subclado K no País. Esse movimento teria começado na região Centro-Oeste e, posteriormente, se espalhado para estados de outras regiões.

A pasta diz que, atualmente, as regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentam queda nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) associados à influenza, enquanto no Norte e Nordeste há tendência de crescimento.

Quem deve se vacinar contra gripe?

PUBLICIDADE

A vacina contra influenza é reformulada anualmente em duas versões, uma destinada ao Hemisfério Norte e outra ao Hemisfério Sul. No SUS, a vacina contra a gripe é aplicada prioritariamente em grupos mais vulneráveis. Em geral, são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. O público-alvo também costuma incluir:

trabalhadores da Saúde;

puérperas;

professores dos ensinos básico e superior;

indígenas;

pessoas em situação de rua;

PUBLICIDADE

profissionais das forças de segurança e de salvamento;

profissionais das Forças Armadas;

pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

pessoas com deficiência permanente;

caminhoneiros;

PUBLICIDADE

trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

trabalhadores portuários;

funcionários do sistema de privação de liberdade;

população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

A vacina também é oferecida na rede particular, em farmácias e clínicas.

Outras recomendações

Além da vacinação, o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios, a higienização frequente das mãos e a ventilação adequada dos ambientes.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Suspeito confessa ter matado comerciante durante assalto após vítima reagir em Manaus

Investigado foi localizado pela Rocam na zona Norte da capital.

há 1 minuto

Esporte

Ancelotti revela o motivo que o fez convocar Neymar para a Copa de 2026

Treinador destacou a regularidade do atacante no Campeonato Brasileiro e afirmou que a decisão foi baseada no desempenho recente dentro de campo.

há 20 minutos

Política

Coronel Rosses mantém em gabinete sócio de instituto que divulgou pesquisa com Alberto Neto na liderança para o Senado

Empresa contratada com recursos do cotão parlamentar atua com pesquisas eleitorais e foi alvo de auditoria autorizada pelo TRE-AM.

há 23 minutos

Manaus

CMM publica lista de aprovados e concurso avança para próximas etapas em Manaus

Publicação do extrato no Diário Oficial marca nova etapa do concurso público da Câmara de Manaus.

há 60 minutos

Brasil

STF derruba idade mínima para aposentadoria especial e beneficia trabalhadores expostos a riscos

Corte entendeu que exigir idade mínima contrariava o objetivo da aposentadoria especial, criada para proteger profissionais submetidos a condições prejudiciais à saúde.

há 2 horas