A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Buscas por mergulhador desaparecido entram no terceiro dia no interior do Amazonas

Segundo os bombeiros, o cenário subaquático apresenta alto grau de complexidade técnica.

Por Jonas Souza

20/12/2025 às 15:36

Notícias do Amazonas  – As operações de resgate para localizar o mergulhador Romildo Pereira de Oliveira, de 41 anos, conhecido como Moura, chegaram ao terceiro dia neste sábado (20), no interior do Amazonas. O profissional desapareceu enquanto realizava um mergulho no rio Paraná de Nhamundá, na zona rural do município de Nhamundá, com a finalidade de recuperar um motor do tipo rabeta que havia afundado.

PUBLICIDADE

Leia mais: STF anula parte de investigação contra governador do Acre

No início, as buscas foram conduzidas por familiares e equipes municipais. A partir da tarde de sexta-feira (19), a coordenação passou a ser feita por mergulhadores especializados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que intensificaram os trabalhos na área onde a vítima foi vista pela última vez.

Segundo os bombeiros, o cenário subaquático apresenta alto grau de complexidade técnica. A visibilidade é praticamente nula devido à água barrenta e ao período de enchente do rio, além da presença de galhadas e entulhos no leito, o que eleva os riscos para as equipes. As condições climáticas adversas também têm dificultado a continuidade das operações.

Apesar de ser reconhecido na região pela experiência em resgates subaquáticos em igarapés, testemunhas relataram que Moura não utilizava equipamentos de segurança adequados no momento do mergulho, fator que pode ter contribuído para o desaparecimento.

O caso expõe ainda desafios logísticos no interior do estado. Nhamundá não conta com unidade própria do Corpo de Bombeiros, e o grupamento mais próximo, em Parintins, não dispõe de mergulhadores, o que retardou o início do socorro especializado.

A ocorrência é acompanhada pela Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia de Nhamundá, que apura as circunstâncias do desaparecimento. Enquanto as buscas submersas continuam, familiares e moradores da região seguem mobilizados e mantêm a expectativa por informações sobre o paradeiro do mergulhador.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

MP-RJ recorre contra perdão judicial a Monique Medeiros e aponta interferência em júri

Segundo o promotor Fábio Vieira, houve interferência indevida da juíza Elizabeth Machado Louro durante a formulação dos quesitos apresentado.

há 21 minutos

Política

Plínio Valério é detonado nas redes após assinar PEC que abre brecha para escala 7×0: “O povo não vai esquecer”

Internautas criticaram PEC e associaram medida à chamada “escala 7×0”.

há 55 minutos

Manaus

Rua da Copa da Compensa encanta visitantes e coloca Manaus em destaque nacional

Decoração feita com materiais recicláveis virou símbolo cultural de Manaus.

há 1 hora

Brasil

União Europeia barra carne brasileira e ameaça exportações do agronegócio a partir de setembro

Segundo autoridades europeias, o Brasil não apresentou garantias suficientes sobre o controle do uso de antimicrobianos na produção animal.

há 2 horas

Esporte

Argentina perde zagueiro titular para a Copa do Mundo após lesão em treino

Defensor do Olympique de Marseille sofreu lesão na perna direita.

há 2 horas