A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

MP-AM investiga irregularidades em licitação da Prefeitura de Maraã

A decisão foi assinada pelo promotor de Justiça Leonardo Tupinambá do Valle, no âmbito da Curadoria do Patrimônio Público.

Por Jonas Souza

23/12/2025 às 21:12

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) instaurou um Inquérito Civil Público para investigar supostas irregularidades no procedimento licitatório SRP nº 002/2021 – CML, realizado pela Prefeitura do Município de Maraã, no interior do estado. A decisão foi assinada pelo promotor de Justiça Leonardo Tupinambá do Valle, no âmbito da Curadoria do Patrimônio Público.

PUBLICIDADE

Leia mais: David Almeida diz que não deve nada a Omar Aziz e construiu sua carreira política sem ajuda do senador

A medida converte uma Notícia de Fato em inquérito civil após o MP-AM considerar que, até o momento, não foi possível reunir todos os elementos necessários para uma análise completa dos fatos relacionados ao certame. O procedimento tem como objetivo apurar eventuais ilegalidades e reunir provas que possam subsidiar o ajuizamento de ação judicial ou, caso não sejam confirmadas irregularidades, o arquivamento do caso.

Segundo o despacho, o Ministério Público atua com base em suas atribuições constitucionais de defesa da ordem jurídica e de proteção do patrimônio público e social, conforme previsto na Constituição Federal e na legislação que rege a atuação do órgão.

Entre as primeiras diligências determinadas, o MP-AM requisitou à Prefeitura de Maraã o envio do contrato social e eventuais alterações de empresas envolvidas no processo licitatório, incluindo a empresa Publicidade e Comunicação e Marketing – Eireli EPP. Também foi solicitado que o município apresente, no prazo de dez dias úteis, cópias da ata do procedimento, além das publicações de adjudicação e homologação do pregão, bem como esclarecimentos sobre a denúncia que motivou a investigação.

O servidor Luís Carlos P. dos Santos foi designado para secretariar os trabalhos do inquérito, que seguirá em tramitação até a conclusão das apurações.

O procedimento foi instaurado oficialmente no dia 25 de julho de 2022, na comarca de Maraã, e segue sob responsabilidade do Ministério Público do Amazonas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso por invadir casa da mãe idosa, furtar bens e descumprir medida protetiva em Manacapuru

Suspeito foi localizado na residência da vítima após denúncia e responderá por furto, injúria e descumprimento de medida protetiva.

há 11 minutos

Brasil

Valdemar viaja aos EUA para Copa do Mundo e mantém articulações do PL para as eleições de 2026

Presidente nacional do PL acompanhará partida da Seleção Brasileira nos Estados Unidos em meio à fase decisiva das negociações eleitorais.

há 27 minutos

Polícia

Mulheres são presas após cinco crianças serem encontradas sozinhas em rua de Manaus

Menores de 2 a 7 anos estavam desacompanhados no bairro Lírio do Vale; duas mulheres responderão por abandono de incapaz e desacato.

há 33 minutos

Brasil

Prisão domiciliar de Bolsonaro entra na reta final e STF decidirá próximos passos da pena

Prazo da medida humanitária concedida ao ex-presidente termina nesta semana.

há 42 minutos

Eleições 2026

Pesquisa Direto ao Ponto mostra eleição indefinida e disputa acirrada pelo Governo do Amazonas

Disputa pelo Governo do Amazonas segue aberta com quatro pré-candidatos em empate técnico.

há 52 minutos