A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Platão Araújo alerta para álcool e direção após aumento de vítimas no fim de ano em Manaus

Rede estadual registrou 17.562 atendimentos até novembro.

Por Beatriz Silveira

24/12/2025 às 14:24

Foto: Reprodução/Internet

Notícias de Manaus – Às vésperas das festas de Natal e Réveillon, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, reforçou o alerta para a prevenção de acidentes de trânsito, sobretudo os provocados pela combinação de álcool e direção. A orientação é para que condutores redobrem os cuidados, especialmente neste período, quando aumenta a circulação de veículos e a ocorrência de sinistros graves.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) mostram que, de janeiro a novembro de 2025, os hospitais da rede estadual registraram 17.562 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. O número representa alta de 25% na comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 13.970 atendimentos. As ocorrências com motocicletas seguem como a maior parte dos casos. Em 2025, foram registrados 13.836 acidentes envolvendo motos, o equivalente a 76% do total.

Leia também: Bolsonaro deixa prisão escoltado e é internado em hospital de Brasília para cirurgia no Natal

Somente no HPS Platão Araújo, em novembro, foram realizados 8.402 atendimentos ortopédicos. Desse total, 981 foram de vítimas do trânsito, o que corresponde a 12,2%. Entre esses pacientes, motociclistas representam 74% dos atendimentos.

Na unidade, as cirurgias mais frequentes estão relacionadas a fraturas de extremidades, como braços e pernas. Em média, os pacientes permanecem internados de três a quatro dias para realização de procedimentos e posterior alta. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que a recuperação costuma ir além da internação e, em muitos casos, depende de fisioterapia, afetando diretamente a rotina de pessoas economicamente ativas que precisam se afastar do trabalho.

A diretora clínica do HPS, Michele Oliveira, destacou que mesmo pequenas quantidades de álcool podem alterar julgamento, cognição e tempo de resposta, motivo pelo qual a legislação prevê tolerância zero. Ela explicou que o tempo de reação, em média de 1 segundo, pode chegar a 2,5 segundos sob efeito do álcool, aumentando o risco de acidentes. O diretor Juliano Botero, do INDSH, reforçou o apelo para decisões responsáveis e focadas na preservação da vida.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Dark Horse enfrenta resistência no mercado brasileiro e perde distribuidora em meio a polêmicas envolvendo Bolsonaro e Daniel Vorcaro

Filme sobre a trajetória política de Jair Bolsonaro ainda busca espaço nos cinemas enquanto enfrenta questionamentos sobre financiamento.

há 5 minutos

Manaus

Ruas da Copa reúnem milhares de torcedores em Manaus para acompanhar Brasil x Escócia na Copa do Mundo 2026

Tradicional ponto de encontro da zona leste voltou a ficar lotado para mais uma partida da Seleção Brasileira.

há 27 minutos

Brasil

Gilmar Mendes garante prisão de Carla Zambelli em penitenciária do DF para reforçar pedido de extradição à Itália

Ministro do STF enviou garantias formais às autoridades italianas sobre local de cumprimento da pena e direitos da ex-deputada.

há 39 minutos

Manaus

Defesa Civil confirma que tremor sentido em Manaus pode estar ligado a terremoto na Venezuela

Órgão estadual monitora a situação após moradores relatarem oscilações em edifícios da capital e de outros municípios amazonenses.

há 43 minutos

Esporte

Brasil goleia a Escócia por 3 a 0, garante liderança do Grupo C e avança às oitavas da Copa do Mundo

A equipe comandada por Carlo Ancelotti dominou a partida em Miami, venceu por 3 a 0 e chega embalada à fase eliminatória do Mundial.

há 45 minutos