A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Cirurgia de Bolsonaro é concluída com sucesso mas médico não descarta novo procedimento

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de correção de duas hérnias inguinais.

Por Natan AMPOST

25/12/2025 às 13:50

Notícias do Brasil – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia considerada bem-sucedida na manhã desta quinta-feira (25), no Hospital DF Star, em Brasília, mas pode precisar de um novo procedimento nos próximos dias. A informação foi confirmada pelo médico responsável, Cláudio Birolini, em conversa com jornalistas após o término da operação.

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de correção de duas hérnias inguinais. Segundo a equipe médica, o procedimento ocorreu sem intercorrências e dentro do tempo previsto. No entanto, o cirurgião não descartou a necessidade de uma nova intervenção, a depender da evolução clínica do paciente.

PUBLICIDADE

Médico aponta quadro que exige atenção

Durante a entrevista, Birolini explicou que Bolsonaro passará a receber um tratamento mais intensivo e monitorado. Um dos pontos de maior atenção, segundo o médico, é o chamado “solus”, termo técnico utilizado para descrever um quadro que, de acordo com ele, exige acompanhamento rigoroso.

“Estamos inserindo um novo tratamento mais otimizado e vamos observar como será a evolução clínica. O solus é um sintoma que preocupa bastante”, afirmou o cirurgião, destacando que a decisão sobre um novo procedimento dependerá da resposta do ex-presidente ao tratamento.

Apesar da ressalva, a avaliação geral foi positiva, e Bolsonaro permanece clinicamente estável no pós-operatório imediato.

Cirurgia ocorreu após saída da carceragem

A operação foi realizada um dia após Bolsonaro ser autorizado a deixar a Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde 22 de novembro. Ele cumpre pena após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

PUBLICIDADE

A ida ao hospital marcou a primeira saída do ex-presidente da carceragem desde a prisão. Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star na manhã de quarta-feira (24), sob forte esquema de segurança, com escolta permanente da Polícia Federal.

Procedimento durou cerca de quatro horas

Bolsonaro foi levado ao centro cirúrgico por volta das 9h desta quinta-feira. A cirurgia teve duração aproximada de quatro horas e foi concluída pouco antes das 13h. Logo após o término do procedimento, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais para informar que a operação havia sido concluída com sucesso.

“Cirurgia finalizada com sucesso e sem intercorrências”, escreveu Michelle, em mensagem direcionada aos apoiadores.

Monitoramento contínuo e segurança reforçada

Por determinação judicial, Bolsonaro permanece sob vigilância constante durante o período de internação. Agentes da Polícia Federal acompanham o ex-presidente 24 horas por dia, e equipes de segurança permanecem de prontidão dentro e fora da unidade hospitalar.

A equipe médica seguirá monitorando o quadro clínico nas próximas horas, especialmente para avaliar a resposta ao novo tratamento mencionado pelo cirurgião. Ainda não há previsão oficial de alta hospitalar.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Auto do Boi leva emoção ao Bumbódromo e reafirma tradição na última noite do Festival de Parintins

Espetáculo reuniu elementos da cultura popular, tecnologia e performances marcantes durante o encerramento das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

há 9 minutos

Parintins

Torcida do Caprichoso transforma Largo de São Sebastião em extensão da arena de Parintins

Última noite de transmissão do Festival de Parintins reuniu centenas de azulados no Centro de Manaus, em uma celebração marcada por emoção, cultura e orgulho amazônico.

há 1 hora

Parintins

Entenda o que acontece se Isabelle Nogueira sair do Boi Garantido

Cunhã-poranga falou sobre legado, gratidão e futuro durante entrevista, mas evitou confirmar se deixará o item após o Festival de Parintins.

há 2 horas

Amazonas

David Almeida cancela ida a Parintins devido a conjuntivite e reprograma agenda política no interior

Pré-candidato ao Governo do Amazonas e ex-prefeito de Manaus teve diagnóstico de conjuntivite irritativa e suspendeu compromissos durante o fim de semana em Parintins.

há 4 horas

Parintins

VÍDEO: David Assayag tem carro guinchado em Parintins e brinca que vai dormir na rua após perder acesso às chaves

Cantor descobriu que o veículo havia sido removido após um show na ilha. Como a chave de casa estava dentro do carro, ele levou a situação com bom humor.

há 4 horas