A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Conselho de Segurança da ONU discute ataque dos EUA à Venezuela e captura de Nicolás Maduro

A reunião também foi marcada por manifestações de preocupação da cúpula da ONU.

Por Jonas Souza

05/01/2026 às 13:23

Notícias do Mundo – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, nesta segunda-feira (5), uma reunião de emergência para discutir a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores, no último sábado (3).

PUBLICIDADE

Leia mais: Jovem abandonado por amiga amazonense no Pico Paraná é encontrado vivo

Durante a sessão, o embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada, condenou duramente a ação norte-americana, classificando-a como uma operação militar ilegítima e uma violação direta da soberania venezuelana. Segundo ele, o episódio representa um “sequestro do presidente constitucional da República” e afronta princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.

“A República Bolivariana da Venezuela foi alvo de uma operação militar e ilegítima dos Estados Unidos da América, inclusive com o sequestro do presidente constitucional da República, o senhor Nicolás Maduro, e da primeira-dama, Cilia Flores”, afirmou Moncada. O diplomata acrescentou que houve “flagrante violação da Carta da ONU”, especialmente no que se refere à proibição do uso da força contra a integridade territorial e a independência política de um Estado soberano.

Em resposta, o embaixador dos Estados Unidos na ONU, Mike Waltz, negou que o país esteja promovendo uma ocupação militar na Venezuela. Segundo ele, a ação deve ser entendida como uma operação policial internacional voltada ao combate ao crime organizado. “Não há uma guerra contra a Venezuela ou seu povo. Não estamos ocupando um país. Trata-se de uma operação das forças policiais”, declarou.

PUBLICIDADE

Waltz afirmou ainda que Nicolás Maduro é apontado pelos Estados Unidos como líder do Cartel de los Soles, organização recentemente classificada por Washington como grupo terrorista internacional. De acordo com o embaixador, o presidente venezuelano teria envolvimento direto no tráfico internacional de drogas e ligação com organizações consideradas terroristas, como o Hezbollah, além de autoridades iranianas e outros atores classificados como hostis aos interesses americanos.

A reunião também foi marcada por manifestações de preocupação da cúpula da ONU. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou estar alarmado com a intensificação militar na Venezuela e com os possíveis impactos regionais e globais da operação. Em mensagem lida pela chefe de assuntos políticos da ONU, Rosemary DiCarlo, Guterres alertou para o risco de aumento da instabilidade no país e para o precedente que a ação pode abrir nas relações internacionais.

“Estou extremamente preocupado com a possível intensificação da instabilidade na Venezuela, o impacto potencial na região e o precedente que isso pode estabelecer sobre como as relações entre os Estados são conduzidas”, destacou o secretário-geral.

O pedido de reunião emergencial foi apresentado pela Colômbia, governada por Gustavo Petro, que mantém divergências diplomáticas recentes com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O Brasil participa da sessão como país convidado, sem direito a voto, e é representado pelo embaixador Sérgio Danese. Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro não pretende alterar sua posição crítica em relação à ação norte-americana contra a Venezuela.

A discussão no Conselho de Segurança ocorre em meio à repercussão internacional da captura de Maduro, à escalada de tensões diplomáticas e às incertezas sobre os próximos passos políticos e militares na região.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 4 horas

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão de eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 4 horas

Brasil

André Mendonça manda retirar tornozeleira de irmão de Ciro Nogueira

Decisão do ministro do STF considerou que não há indícios de fuga ou de tentativa de interferência nas investigações relacionadas ao caso Banco Master.

há 5 horas

Eleições 2026

Augusto Cury explica por que escolheu Manaus para lançar pré-candidatura à Presidência da República

Studio 5 lotou durante ato político que marcou entrada do escritor na disputa presidencial de 2026.

há 5 horas

Brasil

Homem que tentou estuprar nutricionista implora a juiz para não ficar preso: “voto de confiança”

Vítima conseguiu escapar após cerca de 30 minutos de luta corporal; investigado possui histórico criminal e teve prisão preventiva decretada.

há 5 horas