A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

MST avalia enviar militantes à Venezuela e organiza atos em apoio a Maduro

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra discute mobilização em solidariedade ao presidente venezuelano e em protesto contra ação dos EUA.

Por Marcia Jornalist

06/01/2026 às 08:36

Notícias do mundo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra está avaliando a possibilidade de enviar militantes à Venezuela em apoio político a Nicolás Maduro. A iniciativa faz parte de uma articulação mais ampla de movimentos sociais e partidos de esquerda que pretendem realizar atos de solidariedade ao governo venezuelano e protestos contra a atuação dos Estados Unidos no país.

PUBLICIDADE

De acordo com discussões internas, o envio de militantes não está descartado e dependerá da evolução do cenário político e diplomático. O movimento avalia que a situação representa uma ameaça à soberania da Venezuela e defende a mobilização internacional como forma de pressão e demonstração de apoio.

Além disso, o MST participa de articulações com outras organizações e legendas políticas para a realização de manifestações em diversas capitais brasileiras. A proposta é promover atos públicos em frente a representações diplomáticas e em espaços simbólicos, com discursos contra o que classificam como intervenção estrangeira.

Lideranças do movimento também criticam interesses econômicos envolvidos no conflito, apontando disputas por recursos naturais como pano de fundo das ações internacionais. Para o MST, a mobilização tem caráter político e ideológico, alinhada à defesa de governos considerados aliados na América Latina.

LEIA MAIS: Sassá da Construção Civil diz que é de esquerda mas não defende Maduro: “fez, tem que pagar”

As manifestações devem ocorrer nos próximos dias, conforme a agenda definida pelos movimentos envolvidos, e prometem ampliar o debate sobre a crise venezuelana no cenário político brasileiro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 4 horas

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão de eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 4 horas

Brasil

André Mendonça manda retirar tornozeleira de irmão de Ciro Nogueira

Decisão do ministro do STF considerou que não há indícios de fuga ou de tentativa de interferência nas investigações relacionadas ao caso Banco Master.

há 5 horas

Eleições 2026

Augusto Cury explica por que escolheu Manaus para lançar pré-candidatura à Presidência da República

Studio 5 lotou durante ato político que marcou entrada do escritor na disputa presidencial de 2026.

há 5 horas

Brasil

Homem que tentou estuprar nutricionista implora a juiz para não ficar preso: “voto de confiança”

Vítima conseguiu escapar após cerca de 30 minutos de luta corporal; investigado possui histórico criminal e teve prisão preventiva decretada.

há 5 horas