Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Doze toneladas de pirarucu seco são apreendidas em embarcação no Amazonas

Carga sem documentação de manejo sustentável foi encontrada durante abordagem no Rio Amazonas, perto da Comunidade Centenário.

Por Beatriz Silveira

11/01/2026 às 11:00

Foto: Divulgação

Notícias Policiais – Durante uma ação de fiscalização realizada na sexta-feira (9), a Delegacia Fluvial (Deflu) interceptou uma embarcação no Rio Amazonas, nas proximidades da Comunidade Centenário, em Itacoatiara, no interior do estado. Na abordagem, os policiais localizaram cerca de 12 toneladas de pirarucu seco, volume que ultrapassa 300 sacos do pescado.

PUBLICIDADE

Segundo as autoridades, a operação foi iniciada após uma denúncia de possível roubo de combustível. No entanto, ao verificarem a embarcação, os agentes constataram que o barco havia saído do Rio Madeira e transportava a carga de forma irregular. A Deflu informou que o pirarucu seria descarregado em Itacoatiara, mas levantou a hipótese de que o destino final poderia ser o estado do Pará, caso a embarcação conseguisse chegar ao município durante a madrugada.

Leia também: Vivian Amorim, Isabelle Nogueira, Arleane e Marcelo dão apoio a candidatos da casa de vidro do BBB26

A legislação ambiental em vigor proíbe a pesca e a comercialização do pirarucu durante todo o ano, exceto quando o produto tem origem em manejo sustentável autorizado pelos órgãos competentes. No momento da fiscalização, não foi apresentada a documentação necessária que comprovasse a regularidade da carga.

Dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itacoatiara. Após o pagamento de fiança, eles vão responder por crime ambiental. A embarcação foi liberada, enquanto o proprietário acabou autuado e recebeu multa superior a R$ 140 mil, aplicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Deflu informou ainda que todo o pescado apreendido será destinado à doação para instituições da região. A apreensão, segundo a corporação, reforça as ações de combate ao transporte e à comercialização irregular de espécies protegidas, além de coibir crimes ambientais associados à exploração ilegal de recursos naturais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Acidente

Motoqueiro fica gravemente ferido após colisão com carro na zona Norte de Manaus

Vítima sofreu ferimentos graves nas pernas e precisou ser socorrida pelo Samu; acidente aconteceu na Avenida Coronel Taborda de Miranda

há 44 minutos

São Gabriel da Cachoeira

Homem é preso suspeito de aplicar golpe na venda de terrenos no interior do AM

Polícia Civil contabiliza 22 boletins de ocorrência contra o investigado, que teria vendido imóveis pertencentes a terceiros

há 1 hora

Resgate

Bebê é resgatado pela janela durante incêndio no Viver Melhor 3 e cão morre; veja o vídeo

Moradores improvisaram um resgate para retirar a criança do prédio tomado pela fumaça; mãe e outras duas crianças também foram socorridas

há 2 horas

Eleições 2026

“Nota 1” da Fametro em curso de Medicina coloca Maria do Carmo sob pressão no debate eleitoral

Candidata do PL-AM foi questionada sobre avaliação do curso de Medicina de sua faculdade.

há 2 horas