A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Defesa Civil emite alerta severo para chuvas intensas e risco de alagamentos em Manaus

Aviso via SMS aponta risco de alagamentos e enxurradas.

Por Beatriz Silveira

11/01/2026 às 14:01 - Atualizado em 11/01/2026 às 17:46

(Foto: Divulgação)

Notícias de Manaus – A Defesa Civil de Manaus emitiu um alerta severo neste domingo (11) devido à previsão de chuvas intensas na capital e na Região Metropolitana. O aviso foi encaminhado por meio de sistemas de monitoramento e SMS e aponta risco imediato de alagamentos e enxurradas, situações recorrentes em períodos de forte instabilidade climática na região amazônica. Com o solo saturado em razão das precipitações recentes, o alerta tem caráter preventivo, buscando evitar ocorrências graves especialmente em áreas de encosta e em comunidades localizadas próximas a igarapés.

PUBLICIDADE

No comunicado, a orientação principal é que a população evite transitar por ruas inundadas e acompanhe sinais de instabilidade em terrenos, que podem indicar risco de deslizamentos. A Defesa Civil destaca que o volume de chuva esperado pode provocar transbordamento de drenagens urbanas e igarapés, elevando o risco em pontos vulneráveis da cidade.

Leia também: Vivian Amorim, Isabelle Nogueira, Arleane e Marcelo dão apoio a candidatos da casa de vidro do BBB26

Em Manaus, a atenção deve ser redobrada principalmente em bairros das zonas Leste e Norte, que apresentam histórico de fragilidade geológica. Entre os cuidados recomendados estão: evitar áreas baixas com acúmulo de água; observar rachaduras no solo, árvores inclinadas e outras alterações em encostas e barrancos; e manter distância de cabos rompidos ou postes que possam ser afetados por ventania.

A Defesa Civil reforça que mantém equipes em prontidão 24 horas. Em caso de risco à residência ou situação de perigo, a recomendação é acionar imediatamente os canais de emergência: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Para as próximas horas, meteorologistas indicam influência contínua da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com céu encoberto e possibilidade de pancadas de chuva moderadas a fortes ao longo do dia. A prefeitura orienta motoristas a redobrarem a atenção com a pista molhada e a reduzirem a velocidade para evitar acidentes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 8 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 8 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 9 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 9 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 9 horas