Prefeito David Almeida renova 484 ônibus e transforma mobilidade com frota moderna, climatizada e monitorada
Cidade atinge 100% de coletivos com câmeras e reforça segurança e conforto.
- Foto: Divulgação
Resumo
Renovação da frota de ônibus em Manaus chega a 484 veículos, com ar-condicionado, acessibilidade e câmeras; frota 100% monitorada e passe estudantil gratuito.
PUBLICIDADE
Notícias de Manaus – A renovação da frota de ônibus do transporte coletivo em Manaus alcançou, em 2025, a marca de quase 500 veículos novos entregues desde o início da gestão do prefeito David Almeida. O resultado reflete a melhoria direta na qualidade do sistema para a população e para os rodoviários.
- Foto: Divulgação
Ao todo, são 484 veículos entregues em cinco anos pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Esses ônibus contam com ar-condicionado de alto desempenho, elevadores para Pessoas com Deficiência (PcDs), câmeras de segurança e motores Euro 6, que reduzem em até 77% a emissão de poluentes, garantindo mais conforto, acessibilidade e sustentabilidade.
- Foto: Divulgação
“A renovação da frota realizada nos últimos cinco anos garante conforto, segurança e dignidade à população, além de melhores condições de trabalho para os rodoviários. Esse é um esforço contínuo da nossa gestão: entregar, todos os anos, veículos modernos, com tecnologia embarcada, acessibilidade total e impacto ambiental reduzido. Mesmo diante de grandes desafios, continuamos avançando”, destacou o prefeito David Almeida.
A modernidade da frota melhora o trabalho dos condutores, que conseguem manter a qualidade do serviço à população. “A evolução desses carros novos é muito grande. A diferença é brutal e quem tem a ganhar com isso somos nós, motoristas, e com certeza a população manauara”, salientou o motorista Dênis Santos, destacando que a tecnologia transforma as viagens mais agradáveis.
Gratuidade estudantil
Em 2025, o prefeito David Almeida sancionou o Projeto de Lei nº 441/2025, que institui de forma permanente a gratuidade no transporte público coletivo urbano. A medida inédita na Prefeitura de Manaus beneficia mais de 212 mil alunos matriculados na rede pública de ensino de Manaus.
PUBLICIDADE
- Foto: Divulgação
No ano passado, mais de 1,7 milhão de passagens gratuitas foram garantidas aos estudantes da rede pública, assegurando o deslocamento desses jovens às instituições de ensino de forma totalmente subsidiada.
Monitoramento
Em 2025, a Prefeitura de Manaus também alcançou um marco histórico na segurança do transporte coletivo: 100% da frota agora conta com sistema interno de monitoramento por câmeras. Atualmente, 1.290 veículos estão equipados e integrados ao centro de monitoramento.
Interatividade
O aplicativo “Cadê Meu Ônibus” passou por uma importante modernização, trazendo melhorias voltadas especialmente para a experiência do usuário em Manaus. A plataforma já registra mais de 220 mil utilizações diárias.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos









