A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Roberto Cidade destaca avanço na isenção de IPVA para pessoas com deficiência após lei aprovada na Aleam

A medida amplia direitos, reduz custos para famílias atípicas e representa um avanço na política de inclusão no estado.

Por Jonas Souza

28/01/2026 às 16:19 - Atualizado em 25/05/2026 às 15:10

Resumo

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, destacou a importância da Lei nº 7.794/25, que passou a garantir isenção total do IPVA para veículos de pessoas com deficiência no Amazonas. A medida amplia direitos, reduz custos para famílias atípicas e representa um avanço na política de inclusão no estado.

Notícias do Amazonas  – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), ressaltou os impactos positivos da Lei nº 7.794/25, aprovada pelo Parlamento estadual em 2025 e já em vigor, que assegura a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos pertencentes a Pessoas com Deficiência (PcDs).

PUBLICIDADE

Leia mais: CNJ arquiva pedido contra Toffoli e afirma não ter competência para investigar ministros do STF

A legislação, sancionada pelo Governo do Estado, amplia o alcance do benefício e passa a valer a partir deste ano, garantindo mais alívio financeiro para milhares de famílias amazonenses.

Medida beneficia diretamente famílias atípicas

Pai atípico, Roberto Cidade destacou que a isenção vai além de um benefício fiscal, representando uma ação concreta de sensibilidade social e respeito às pessoas com deficiência.

“Essa lei significa aliviar o orçamento de quem já enfrenta tantos desafios diariamente. Crianças com Transtorno do Espectro Autista exigem cuidado, tempo e muitos recursos. A isenção do IPVA faz diferença real no dia a dia das famílias”, afirmou o parlamentar.

Tramitação acelerada na Aleam

Roberto Cidade relembrou que atuou para acelerar a análise e votação da Mensagem Governamental nº 96/2025, que previa, inicialmente, redução de 50% do IPVA e isenção total a partir de 2026, além de outros incentivos fiscais.

Segundo ele, o conjunto de medidas econômicas propostas pelo Executivo estadual foi aprovado com celeridade justamente pelo impacto direto no orçamento das famílias amazonenses.

PUBLICIDADE

“Reduzir ou isentar impostos é uma forma concreta de cuidar das pessoas. Esse pacote de medidas está em vigor e beneficia, principalmente, as famílias atípicas”, destacou.

Isenção agora é mais ampla

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a nova lei, sancionada em setembro de 2025, garante a isenção total do IPVA para apenas um veículo por beneficiário.

A mudança representa uma ampliação significativa em relação à legislação anterior. Até 2024, apenas veículos registrados em nome de responsáveis por pessoas com deficiência tinham direito à isenção integral. Já veículos adaptados para PcDs tinham apenas redução de 50% na base de cálculo do imposto.

PcDs também têm direito ao benefício

Com a nova regra, as próprias pessoas com deficiência passam a ter direito à isenção total do IPVA, mesmo quando não estão aptas a conduzir o veículo.

“Agora, além dos responsáveis legais, as pessoas com deficiência também são beneficiadas diretamente, independentemente da habilitação para dirigir”, informou a Sefaz.

A Secretaria da Fazenda orienta que os interessados devem solicitar o benefício por meio do site oficial do órgão, acessando a área de IPVA e Veículos e selecionando a opção correspondente ao perfil do solicitante (PcD ou responsável por PcD).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Roraima

Urnas são fechadas e apuração para governador de Roraima já começou

Eleição suplementar foi realizada após a cassação da chapa eleita em 2022.

há 2 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto em área conhecida como “ponto de execução” em Itacoatiara

Vítima de 28 anos foi encontrada com marcas de tiros em uma área de mata no bairro Mamoud Amed.

há 33 minutos

Amazonas

Maior que o Uruguai: Amazonas possui área protegida do tamanho de um país e enfrenta desafio na fiscalização

Extensão territorial impressiona, mas órgãos ambientais lidam com dificuldades para monitorar regiões remotas da floresta.

há 1 hora

Amazonas

Mar azul toma conta de Parintins: Boi de Rua arrasta multidão e emociona torcedores do Caprichoso

Cortejo reuniu milhares de pessoas em uma das manifestações mais tradicionais que antecedem o Festival de Parintins.

há 2 horas

Polícia

Homem invade casa por ciúmes, esfaqueia jovem e acaba preso no Centro de Manaus

Suspeito atacou três pessoas da mesma família e foi capturado após retornar ao local do crime.

há 2 horas