Aneel mantém bandeira e conta de luz segue sem cobrança extra em fevereiro
Agência cita melhora das chuvas e recuperação de reservatórios como fatores para evitar termelétricas mais caras.

Foto: reprodução/AMAtual
Resumo
A Aneel confirmou que a bandeira tarifária de fevereiro será mantida, o que significa sem cobrança adicional na conta de luz. A decisão foi atribuída à melhora das chuvas e à recuperação dos reservatórios, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas mais caras. O texto também explica como funciona o sistema de bandeiras e quais são os valores de acréscimo quando há cobrança extra.
PUBLICIDADE
Notícias do Brasil – A fatura de energia elétrica do consumidor não terá custos adicionais em fevereiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou, nesta sexta-feira (30), a manutenção da bandeira tarifária para o próximo mês, o que mantém a cobrança sem acréscimos.
Chuvas e reservatórios influenciaram a decisão
Segundo a agência, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro em comparação com a primeira quinzena do mês. Com isso, houve recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Nesse cenário, a avaliação é de que não será necessário acionar usinas termelétricas mais caras para atender à demanda.
Leia também: Motociclista tem ‘cabeça estourada’ a tiros no bairro Compensa em Manaus
Quando sai a bandeira de março
De acordo com o calendário divulgado pela Aneel, a definição sobre a bandeira a ser aplicada em março será anunciada no dia 27 de fevereiro.
PUBLICIDADE
Entenda o sistema de bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras, identificadas por cores, indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia utilizada em residências, comércios e indústrias.
As condições de operação são reavaliadas mensalmente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, que define a estratégia de geração e projeta os custos que podem ser cobertos pelas bandeiras. Na bandeira verde, não há acréscimo. Já nas bandeiras amarela e vermelha, a conta aumenta a cada 100 kWh consumidos.
Valores de acréscimo previstos
Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,88 a cada 100 kWh. Na vermelha patamar 1, é de R$ 4,46 por 100 kWh. No patamar 2, o acréscimo é de R$ 7,87 por 100 kWh.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





