Prefeito em exercício Renato Júnior libera R$ 52 milhões em bonificação para servidores da educação em Manaus
Mais de 17,7 mil profissionais da Semed receberam valores que variam de R$ 2 mil a R$ 6 mil, conforme a jornada de trabalho.
- Foto: Reprodução
Resumo
A Prefeitura de Manaus liberou R$ 52 milhões para o pagamento de bonificação a mais de 17,7 mil servidores da Secretaria Municipal de Educação. O benefício, anunciado pelo prefeito em exercício Renato Junior, varia conforme a carga horária e reforça a política de valorização dos profissionais da rede, que hoje lidera o Ideb entre as grandes capitais.
Notícias policiais – O prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, anunciou nesta sexta-feira (30) a liberação de R$ 52 milhões destinados ao pagamento de bonificação para mais de 17,7 mil servidores da Semed Manaus. O benefício já foi creditado nas contas dos profissionais e tem como objetivo reconhecer o desempenho da rede municipal de ensino, que alcançou posição de destaque no cenário nacional.
PUBLICIDADE
Valores variam conforme a carga horária
De acordo com a gestão municipal, os valores pagos foram definidos com base na jornada semanal de trabalho de cada servidor. Profissionais com carga horária de 20 horas receberam R$ 2 mil. Aqueles que atuam em regime de 40 horas semanais, incluindo servidores administrativos, tiveram direito a R$ 4 mil. Já os profissionais com carga de 60 horas receberam R$ 6 mil.
O anúncio foi feito por Renato Junior ao lado do secretário municipal de Educação, Junior Mar, e dos subsecretários Radyr Júnior e Arone Bentes. Segundo o prefeito em exercício, a bonificação representa um reconhecimento direto ao trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.
Leia também: Vereador Salazar é denunciado ao MP-AM por ataque e ameaça ao dono do Portal AM POST
Compromisso cumprido pela gestão
Durante o anúncio, Renato Junior destacou que o pagamento cumpre um compromisso assumido pelo prefeito David Almeida. “O prefeito prometeu que no dia 30 de janeiro o recurso estaria na conta, e ele já está disponível. É um reconhecimento ao belo serviço prestado pelos servidores da educação”, afirmou.
Ainda segundo o gestor, o impacto do pagamento vai além da valorização profissional. A expectativa da prefeitura é que a liberação do recurso injete dinheiro na economia local, estimulando o comércio e ajudando no equilíbrio financeiro das famílias dos servidores beneficiados.
PUBLICIDADE
Valorização considerada histórica
A administração municipal classifica o atual momento da educação como histórico. A rede municipal de Manaus ocupa hoje a liderança no Ideb entre as maiores capitais do Brasil, resultado que, segundo a gestão, é reflexo direto das políticas de valorização dos profissionais da educação adotadas nos últimos anos.
Entre 2021 e 2024, os servidores da educação acumulam um reajuste salarial de 35,43%. Além disso, mais de 10 mil profissionais foram contemplados com progressões funcionais, o que resultou em um investimento adicional de aproximadamente R$ 40 milhões voltados ao avanço na carreira do magistério municipal.
Data-base e novos investimentos
Outro ponto destacado pela prefeitura é a garantia da recomposição salarial referente à data-base 2024–2025. Segundo a gestão, o valor estimado para esse reajuste é de R$ 44,5 milhões, já assegurados no planejamento orçamentário.
A administração municipal também aposta no reforço do quadro de servidores como estratégia para manter os indicadores educacionais. Um concurso público realizado em 2025 ofertou mil vagas imediatas e outras 500 para cadastro reserva, ampliando o número de profissionais efetivos na rede municipal.
Reforço na qualidade do ensino
Com a entrada de novos servidores e a manutenção das políticas de valorização, a Prefeitura de Manaus afirma que busca consolidar os avanços obtidos nos últimos anos. A meta, segundo a gestão, é manter a qualidade do ensino, melhorar os indicadores educacionais e assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais da educação.
A bonificação paga neste mês é apresentada pela prefeitura como parte de um conjunto de ações voltadas à valorização dos servidores e ao fortalecimento da educação pública municipal.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






