A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Manaus entra em alerta severo para alagamentos e deslizamentos após fortes chuvas

Defesa Civil registra ocorrências em bairros da zona Norte e aponta volumes elevados de chuva em diferentes regiões da capital.

Por Natan AMPOST

31/01/2026 às 15:00 - Atualizado em 25/05/2026 às 11:19

Resumo

Manaus entrou em alerta severo neste sábado (31) devido ao risco de alagamentos e deslizamentos provocados pelas chuvas intensas. Defesa Civil já registrou ocorrências em bairros das zonas Norte e Sul e mantém monitoramento contínuo.

Notícias de Manaus – Manaus entrou em alerta severo neste sábado (31) em razão do risco elevado de alagamentos e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas intensas que atingem a cidade desde as primeiras horas do dia. O comunicado foi divulgado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

PUBLICIDADE

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o volume de chuva registrado em curto espaço de tempo elevou o nível de atenção das equipes, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a ocorrências causadas por enxurradas e instabilidade do solo.

Ocorrências já registradas

Até o momento, a Central 199 da Defesa Civil Municipal contabilizou três ocorrências em bairros da zona Norte da capital. Entre os registros estão um ponto de alagamento no bairro Colônia Terra Nova, um bueiro aberto no bairro Zumbi dos Palmares e um caso de erosão no bairro Nova Cidade.

Segundo o órgão, as equipes foram acionadas para vistoriar as áreas afetadas e adotar as medidas necessárias para reduzir riscos à população. Não há registro de vítimas até o momento.

Volume de chuva preocupa autoridades

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais indicam que algumas regiões da cidade registraram volumes expressivos de chuva. O bairro Santa Luzia, na zona Sul de Manaus, apresentou o maior acumulado até agora, com 65 milímetros.

PUBLICIDADE

Na sequência aparecem os bairros Cidade de Deus, na zona Norte, com 51 milímetros, e Santa Etelvina, também na zona Norte, com 44 milímetros. Segundo técnicos, esse volume concentrado aumenta significativamente o risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas com drenagem comprometida ou ocupação irregular.

Alertas enviados à população

A Prefeitura informou ainda que os alertas foram enviados diretamente aos celulares da população por meio do Defesa Civil Alerta (DCA). O sistema é integrado entre as Defesas Civis do município, do Estado e da União e permite o envio de mensagens em tempo real para orientar moradores sobre riscos iminentes.

A recomendação é que a população siga as orientações recebidas e evite deslocamentos desnecessários durante os períodos de chuva mais intensa.

Orientações de segurança

Em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente a Defesa Civil pelos números 199, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (92) 98802-3547. O órgão reforça que o contato rápido pode evitar agravamento de situações de risco.

A Defesa Civil também orienta que a população evite se abrigar sob árvores durante descargas elétricas, mantenha distância de postes e fiações e redobre a atenção ao trafegar por vias com histórico de alagamentos. Moradores de áreas de encosta devem ficar atentos a sinais como rachaduras no solo e inclinação de árvores ou postes.

As equipes seguem em monitoramento permanente enquanto persistirem as chuvas e o alerta severo permanece válido para toda a capital.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Banco de Edir Macedo sob investigação da PF diz ter carteira superior a R$ 1 bilhão em empréstimos

Instituição financeira com mais de 145 mil clientes foi alvo de operação que apura possíveis irregularidades no sistema financeiro nacional.

há 6 minutos

Brasil

Moraes amplia autorização de deslocamento de Daniel Silveira durante feriados prolongados

Decisão ajusta regras de monitoramento eletrônico e permite permanência do ex-deputado em Petrópolis durante períodos de folga prolongada.

há 38 minutos

Brasil

Ônibus com pacientes de hospital é sequestrado e vítimas são feitas reféns

Pai do próprio sequestrador estava entre as vítimas.

há 39 minutos

Brasil

PF investiga Banco Digimais do bispo Edir Macedo por suspeita de fraude milionária e manipulação de balanços

Operação Miragem apura esquema que teria ocultado rombo financeiro e levou ao bloqueio de R$ 670 milhões.

há 46 minutos

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: Troca de alimentos por pulseiras para a Festa dos Visitantes já começou

Moradores e turistas podem garantir acesso ao evento mediante a doação de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 52 minutos