Prefeitura de Manaus reforça limpeza na orla do rio Negro após chuvas e acúmulo de resíduos
Ação concentrou esforços no mirante Lúcia Almeida e no píer Manaus 355 após temporal.

Foto: Divulgação
Resumo
Após as fortes chuvas entre a noite de domingo (1º/2) e a manhã de segunda (2/2), a Prefeitura de Manaus intensificou a limpeza na orla do rio Negro, com foco na área do mirante Lúcia Almeida e do píer turístico Manaus 355, onde houve acúmulo de resíduos. A Semulsp atribui boa parte do material ao descarte irregular que chega ao rio por igarapés e galerias, mesmo com 12 ecobarreiras em funcionamento. O texto também destaca ações de educação ambiental, combate a lixeiras irregulares, dados de transbordo de lixo e os serviços disponíveis à população, como coleta agendada, PEVs e o Disk Semulsp.
PUBLICIDADE
Notícias de Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), reforçou nesta segunda-feira, 2/2, a limpeza em toda a orla do rio Negro. A intensificação ocorreu principalmente no trecho onde estão o Mirante Lúcia Almeida e o Píer Turístico Manaus 355, após as fortes chuvas registradas na noite de domingo, 1º/2, e durante a madrugada e manhã desta segunda, que provocaram acúmulo de resíduos ao longo da orla.

Foto: Divulgação
Semulsp aponta descarte irregular como causa do acúmulo
De acordo com o secretário Sabá Reis, grande parte do material recolhido é consequência do descarte incorreto de lixo, que acaba sendo transportado por igarapés, canais e galerias até o rio em períodos de chuva intensa. Apesar de Manaus contar com 12 ecobarreiras em operação, uma quantidade significativa de resíduos ainda alcança o leito do rio Negro.
Ação mobilizou equipes, embarcações e equipamentos
Assim que houve trégua das chuvas, a Semulsp mobilizou equipamentos, embarcações e equipes especializadas em uma ação integrada para remover os resíduos acumulados e restabelecer as condições adequadas da orla. Sabá Reis afirmou que a atuação imediata segue orientação da gestão municipal, citando determinação do prefeito David Almeida e acompanhamento do prefeito em exercício Renato Junior.
Educação ambiental e combate a lixeiras irregulares
Paralelamente às ações operacionais, a Semulsp informou manter investimentos permanentes em educação ambiental e atuar diariamente no combate a lixeiras irregulares em todas as zonas da cidade, com frentes contínuas de orientação, remoção e fiscalização.

Foto: Divulgação
Transbordo de 479 toneladas e serviços disponíveis
O volume de resíduos recolhidos evidencia o impacto do descarte inadequado. No domingo, a Prefeitura realizou operação de transbordo de 479 toneladas de lixo, acumuladas ao longo de janeiro durante ações permanentes na orla do rio Negro. A Semulsp reforça que a cidade possui coleta domiciliar diária em todos os bairros.
A população também pode usar gratuitamente a Coleta Agendada de Grandes Objetos, para móveis velhos e eletrodomésticos, via WhatsApp pelos números (92) 98415-9563 e 98459-5618. Manaus conta ainda com 37 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para recicláveis, instalados em redes de supermercados, na sede da Semulsp e na Prefeitura. Para solicitações e registro de demandas, o Disk Semulsp atende pelos números (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738, por ligação ou WhatsApp.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





