Amazonas supera marca de um milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional emitidas
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, já foram expedidas 1.010.679 novas identidades.
Resumo
O Amazonas ultrapassou a marca de 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional emitidas desde 2023. A iniciativa alcança 23,61% da população e prioriza atendimentos inclusive em áreas remotas e para pessoas com mobilidade reduzida.
Notícias do Amazonas – O Amazonas atingiu, em fevereiro deste ano, a marca de mais de 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas em todo o estado. O avanço é resultado de uma força-tarefa que envolve atendimentos nos municípios, unidades dos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PACs), ações sociais e serviços voltados a pessoas com dificuldade de locomoção.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia mais: CMR mantém multas de R$ 468 mil contra Águas de Manaus por falhas em obras e vazamento
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, já foram expedidas 1.010.679 novas identidades. Considerando a estimativa populacional de 4.281.209 habitantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 23,61% dos amazonenses já possuem o novo documento.
Implantação em todos os municípios
A emissão da nova CIN começou em abril de 2023, por iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, com implantação simultânea nos 62 municípios do estado.
O trabalho envolve equipes do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Mello, que realizam atendimentos presenciais, domiciliares e hospitalares. Também há deslocamento de servidores para comunidades do interior, incluindo regiões de difícil acesso.
Segundo o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, a meta é ampliar gradualmente a cobertura. Ele destacou que, apesar do avanço, ainda há um público significativo a ser alcançado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Atendimento chega a áreas remotas e populações vulneráveis
O diretor do IIACM, Mahatma Porto, afirmou que parte importante do resultado vem das ações voltadas a públicos que não conseguem se deslocar até os postos de atendimento.
Equipes especializadas realizam coleta biométrica em domicílios, unidades de saúde e comunidades indígenas — inclusive algumas de contato recente — retornando posteriormente para entregar o documento.
Entre as pessoas com deficiência, 28.951 já emitiram a CIN no Amazonas. Desse total:
15.477 são pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
7.091 têm deficiência intelectual
4.591 possuem deficiência física
2.040 têm deficiência visual
1.522 apresentam deficiência auditiva
Jovens lideram emissões no estado
Os dados do MJSP mostram que adolescentes e jovens concentram a maior parte das emissões.
A faixa de 15 a 19 anos lidera, com 130.589 documentos (12,9%). Em seguida aparecem:
20 a 24 anos: 88.097
25 a 29 anos: 83.689
30 a 34 anos: 83.372
Entre os idosos com 60 anos ou mais, foram emitidas 137.659 identidades, o equivalente a 13,6% do total.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






