Grupo é preso em operação para combater tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro em Juruá
A ação policial foi deflagrada para investigar líderes de organizações criminosas relacionadas a tráfico de drogas.
- Foto: Divulgação
Resumo
Operação Lideranças cumpre mandados por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro em Juruá e Manaus. Seis pessoas foram presas e um investigado segue foragido.
Seis pessoas foram presas entre quinta e sexta-feira (26 e 27/02) durante a Operação Lideranças, deflagrada para desarticular grupos ligados ao tráfico de drogas no município de Juruá, a 674 quilômetros de Manaus.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Notícias policiais – A ofensiva foi coordenada pela 70ª Delegacia Interativa de Polícia de Juruá, com apoio da Polícia Militar do Amazonas, e resultou no cumprimento de nove mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. As ordens judiciais envolvem investigações por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Além de Juruá, diligências também foram realizadas em Manaus, ampliando o alcance da operação.
Prisões e cumprimento de mandados
Durante as ações no interior, quatro homens, de 21, 27, 32 e 37 anos, e duas mulheres, de 25 e 29 anos, foram presos. Parte das detenções ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, quando também foram realizadas prisões em flagrante.
Segundo as autoridades, a fase ostensiva da operação é resultado de meses de investigação voltada à identificação de lideranças e integrantes de um grupo criminoso atuante na região.
Dois investigados já estavam no sistema prisional e tiveram os mandados formalmente cumpridos no local onde se encontram custodiados.
Sequestro de bens e lavagem de dinheiro
Além das prisões, a Justiça autorizou medidas de sequestro de bens vinculados aos investigados, como parte da apuração de possível lavagem de dinheiro relacionada às atividades ilícitas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
A estratégia, segundo fontes ligadas à investigação, busca enfraquecer a estrutura financeira do grupo, atingindo não apenas a venda de entorpecentes, mas também a movimentação e ocultação de recursos.
Todos os detidos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.
Investigado segue foragido
Um dos alvos da operação, identificado como Rayanderson da Silva Rosas, ainda não foi localizado e é considerado foragido. Informações sobre o paradeiro dele podem ser repassadas de forma anônima pelos números 197 e (92) 3667-7575, da Polícia Civil do Amazonas, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.
As autoridades garantem que a identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Interior no foco das investigações
A Operação Lideranças evidencia a intensificação das ações de combate ao tráfico no interior do Amazonas, onde rotas fluviais e terrestres são frequentemente utilizadas para o transporte de drogas.
A atuação integrada entre forças policiais busca interromper a cadeia logística do crime organizado e reduzir impactos na segurança pública local.
As investigações seguem em andamento e novas diligências não estão descartadas.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






