A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Netanyahu afirma ter indícios de que líder supremo do Irã pode ter morrido em ataque de Israel e EUA

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou que Khamenei e o presidente Masoud Pezeshkian estão “sãos e salvos”.

Por Jonas Souza

28/02/2026 às 17:16 - Atualizado em 10/04/2026 às 15:29

Resumo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou ter “sinais” de que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, teria morrido após ataques coordenados por Israel e Estados Unidos contra Teerã. O governo iraniano negou a informação e declarou que o aiatolá está vivo. A ofensiva elevou a tensão no Oriente Médio e provocou reações internacionais, incluindo do Brasil.

Notícias do Mundo – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou neste sábado (28/2) que há “sinais” de que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, teria morrido durante ataques realizados contra Teerã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia mias: Reza Pahlavi chama ofensiva de EUA e Israel de “intervenção humanitária”

Em pronunciamento, Netanyahu afirmou que existem “vários sinais” de que o aiatolá “não está mais entre nós” e reforçou que a operação militar seguirá “enquanto for necessário”. O paradeiro de Khamenei, até o momento, não foi confirmado oficialmente.

Governo iraniano nega morte

Autoridades do Irã refutaram as declarações israelenses. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou à imprensa internacional que Khamenei e o presidente Masoud Pezeshkian estão “sãos e salvos”.

O chanceler Abbas Araghchi também declarou que, “até onde se sabe”, o líder supremo permanece vivo. Nas redes sociais, Araghchi afirmou que o país irá reagir aos ataques e criticou a ação militar estrangeira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ofensiva coordenada

Os ataques ocorreram após semanas de escalada de tensão entre Teerã, Washington e Tel Aviv. Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a ofensiva teve como objetivo neutralizar ameaças associadas ao programa nuclear iraniano.

Horas depois da operação, uma base da Marinha norte-americana no Bahrein foi atingida por mísseis iranianos, conforme autoridades dos EUA, ampliando o risco de um confronto regional mais amplo.

Imagens de satélite divulgadas por empresas internacionais mostraram danos na área da residência oficial de Khamenei, na capital iraniana.

Repercussão internacional

O governo brasileiro manifestou “grande preocupação” com a escalada militar e reiterou que a via diplomática é o único caminho viável para a solução do conflito.

Em nota, o Brasil afirmou que os ataques ocorreram em meio a negociações em curso e defendeu o diálogo como instrumento para evitar o agravamento da crise no Oriente Médio.

A situação segue em desenvolvimento, enquanto versões divergentes sobre o estado de saúde de Khamenei continuam sendo divulgadas por autoridades dos dois lados do conflito.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

UEA e SES-AM capacitam profissionais para ampliar oferta do Implanon nos municípios do Amazonas

Mais de 100 médicos e enfermeiros participam de formação voltada à inserção do contraceptivo de longa duração na rede pública de saúde.

há 16 minutos

Brasil

Nova delação de Vorcaro cita contrato milionário com escritório da esposa de Alexandre de Moraes

Primeira proposta de colaboração do dono do Banco Master teria incluído documento prevendo pagamento de R$ 50 milhões ao escritório.

há 36 minutos

Manaus

Espaços culturais de Manaus terão horários especiais no feriado de Corpus Christi

Teatro Amazonas terá visitação reduzida, enquanto museus, bibliotecas e centros culturais terão fechamento temporário durante o feriado.

há 41 minutos

Manaus

Corpus Christi provoca mudanças no trânsito do Centro de Manaus; confira

Missa campal e procissão religiosa vão provocar interdições na avenida Eduardo Ribeiro e em vias do Centro da capital.

há 1 hora

Política

Menezes questiona se Salazar consegue ir além das “marretadas” em Brasília: “Lá não vão dar espaço para vídeos”

Ex-superintendente da Suframa afirmou que vereador precisa provar capacidade de defender o Amazonas além das redes sociais.

há 1 hora