Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputado Silas Câmara enfrenta dificuldade de reeleição após fracasso de articulações no Republicanos

Saída de aliados e mudanças partidárias enfraquecem estratégia eleitoral do deputado federal no Amazonas.

Por Natan AMPOST

04/03/2026 às 17:49 - Atualizado em 01/04/2026 às 09:01

Resumo


O deputado federal Silas Câmara enfrenta dificuldades para estruturar sua base política rumo às eleições de 2026 após a saída de aliados e o fracasso de articulações que buscavam fortalecer o Republicanos no Amazonas.

Notícias de política –  O deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Silas Câmara, enfrenta um cenário político mais desafiador para tentar a reeleição após o fracasso de articulações que buscavam fortalecer a sigla no Amazonas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos bastidores da política estadual, o parlamentar havia planejado montar um grupo robusto para a disputa à Câmara dos Deputados. O objetivo era reunir nomes competitivos que permitissem ao partido alcançar cerca de 800 mil votos nas eleições, o que poderia resultar na eleição de três deputados federais pela legenda.

Com esse desempenho, Silas Câmara esperava ampliar a presença do Republicanos no Congresso Nacional e assumir papel de destaque na bancada amazonense em Brasília.


Saída de Adail Filho altera cenário partidário

Um dos principais impactos na estratégia do partido ocorreu com a saída do deputado federal Adail Filho, que deixou o Republicanos e se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro.

A mudança enfraqueceu o planejamento inicial de composição da chapa proporcional da sigla, que dependia da presença de nomes com potencial eleitoral significativo.

A saída do parlamentar ocorreu em meio a movimentações políticas e negociações partidárias que vêm redesenhando o cenário eleitoral no estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Projeto previa nomes de peso na disputa

O plano político liderado por Silas Câmara previa a formação de um grupo competitivo com diferentes lideranças políticas. Entre os nomes cotados estavam o deputado federal Amom Mandel, atualmente filiado ao Cidadania.

Também eram mencionadas possíveis filiações de figuras conhecidas no estado, como o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, o coronel Alfredo Menezes, a ex-deputada Conceição Sampaio e a influenciadora Isabelle Nogueira.

A expectativa era que a união dessas lideranças fortalecesse o grupo e ampliasse o desempenho eleitoral do partido.


Mudanças partidárias frustraram estratégia

Apesar das articulações, o projeto político não se concretizou. Arthur Virgílio chegou a se filiar ao Republicanos, mas permaneceu no partido por apenas seis meses e deixou a legenda no mês passado e nesta quarta-feira (4) se filiou ao MDB.

A saída ocorreu antes mesmo do início do ciclo eleitoral, interrompendo a tentativa de fortalecer a chapa da sigla.

Com a saída de aliados e a falta de consolidação das alianças planejadas, Silas Câmara agora enfrenta um cenário político mais incerto para disputar a reeleição e terá de buscar novas estratégias para reorganizar sua base eleitoral no Amazonas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Manacapuru tem maior taxa de mortes violentas entre grandes cidades do Amazonas, aponta Anuário

Município registrou 25,1 Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes, acima de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

há 1 hora

Brasil

Homem é preso após invadir casa da ex, agredi-la e matar cadela da família

Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento.

há 1 hora

Manaus

Faixa Liberada leva esporte e lazer ao Monte das Oliveiras neste sábado (25), em Manaus

Programação gratuita será realizada ao lado do campo Braga Mendes e também atenderá moradores da Colônia Terra Nova, Rio Piorini, igarapé do Passarinho e áreas próximas.

há 2 horas

Manaus

Concurso Semef Manaus oferece salário de R$ 27 mil; veja vagas e inscrições

Prefeitura publicou edital com 20 vagas imediatas para auditor fiscal, além de cadastro reserva.

há 2 horas

Manaus

Falta de energia em Manaus: quatro bairros terão desligamento nesta sexta-feira (24)

Manutenção programada na rede elétrica vai interromper temporariamente o fornecimento em áreas do Tarumã, Flores, Parque Dez de Novembro e Bairro da Paz.

há 2 horas