Wilson Lima vistoria obras do terceiro Caic TEA que será entregue pelo Governo do Amazonas
Nova unidade voltada ao atendimento de crianças com autismo está sendo construída no bairro Parque 10, na zona centro-sul de Manaus.

FOTO: Divulgação
Resumo:
O governador Wilson Lima vistoriou as obras do novo Caic TEA Afrânio Soares, no bairro Parque 10, em Manaus. A unidade será a terceira especializada no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista na rede estadual.
Notícias do Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, realizou nesta segunda-feira (9) uma visita técnica às obras do Caic TEA Afrânio Soares, localizado no bairro Parque 10, na zona centro-sul de Manaus.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
A unidade será o terceiro Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) especializado no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital amazonense.
Segundo o governo estadual, o espaço irá reforçar a rede de assistência especializada voltada ao público infantil.
Leia também: Aeroportos de Tefé e Tabatinga passam a operar com iluminação noturna movida a energia solar
Atendimento será voltado a crianças com autismo
O novo Caic será integrado à rede da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e atenderá crianças de até 11 anos diagnosticadas com autismo.
A estrutura foi planejada para oferecer acompanhamento terapêutico especializado, com ambientes adaptados e suporte também às famílias das crianças atendidas.
De acordo com o governador, o objetivo é ampliar o acesso a serviços terapêuticos e oferecer um espaço adequado para o desenvolvimento das crianças.

FOTO: Divulgação
Estrutura terá espaços sensoriais e terapêuticos
O projeto da unidade inclui diversos ambientes voltados ao estímulo sensorial e ao acompanhamento clínico.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entre os espaços previstos estão:
12 consultórios para atendimento especializado
Sala multissensorial voltada ao estímulo cognitivo
Jardim sensorial com cerca de 500 m², com contato com água e diferentes texturas
Sala Multisense, equipada com recursos de luz, som e estímulos visuais
A unidade também contará com impressora 3D, que permitirá a produção de brinquedos terapêuticos personalizados para uso nas atividades com as crianças.
As terapias desenvolvidas no local seguirão a metodologia da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), considerada uma das abordagens mais utilizadas no acompanhamento de pessoas com TEA.
Entrega está prevista para este mês
Segundo o governo estadual, mais de 70% das obras já foram concluídas, e a previsão é que a unidade seja entregue até o fim de março.
Com a inauguração do Caic TEA Afrânio Soares, Manaus passará a contar com três centros especializados em atendimento a crianças com autismo.

FOTO: Divulgação
Rede de atendimento já acompanha centenas de crianças
Atualmente, os Caics TEA em funcionamento na capital já acompanham mais de 500 crianças, com terapias voltadas ao desenvolvimento da comunicação, autonomia e socialização.
Desde a implantação do modelo especializado no Amazonas, as unidades já realizaram mais de 40 mil sessões terapêuticas.
A vistoria nas obras contou ainda com a presença da secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, do deputado estadual Mário César Filho e do vereador Allan Campelo.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





