Cheia do Rio Purus leva MP-AM a cobrar ações da Prefeitura de Lábrea
Entre os dados solicitados estão a identificação de comunidades que já possam estar sendo afetadas ou que estejam sob risco de alagamento.
- Foto: Divulgação
Resumo
O Ministério Público do Amazonas abriu procedimento para acompanhar a situação da cheia do Rio Purus em Lábrea e cobrou informações da prefeitura e do Governo do Estado sobre medidas de prevenção e apoio às comunidades.
Notícias do Amazonas – A elevação do nível do Rio Purus levou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) a solicitar providências da Prefeitura de Lábrea e do Governo do Amazonas diante do risco de inundação na região.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia mais: Presidente da Câmara de Manacapuru é multado por falhas na transparência pública
Para acompanhar a situação, a Promotoria de Justiça do município instaurou a Notícia de Fato nº 157.2026.000049, com o objetivo de verificar as medidas adotadas pelas autoridades públicas para prevenir e minimizar possíveis impactos à população.
Solicitação de informações
No procedimento, o MPAM determinou que a prefeitura de Lábrea e a Casa Civil do Governo do Estado apresentem, no prazo de 10 dias, informações detalhadas sobre a situação atual do nível do rio no município.
Entre os dados solicitados estão a identificação de comunidades ou áreas urbanas que já possam estar sendo afetadas ou que estejam sob risco de alagamento, além das medidas preventivas e emergenciais que vêm sendo implementadas pelo poder público.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O Ministério Público também quer saber se existe um plano de contingência específico para o período de cheia e qual é a estimativa de famílias que podem ser atingidas pela subida das águas.
Monitoramento da Defesa Civil
A Defesa Civil municipal também foi acionada para fornecer informações atualizadas sobre o monitoramento do nível do rio e as ações de prevenção e resposta adotadas diante da situação.
De acordo com o promotor de Justiça Elison Nascimento da Silva, responsável pelo procedimento, a atuação do Ministério Público busca garantir a proteção dos interesses da população e a adequada prestação dos serviços públicos.
Municípios em alerta
Dados divulgados pela Defesa Civil nesta terça-feira (10) indicam que, além de Lábrea, outros municípios do Amazonas também estão sob atenção devido ao risco de enchentes.
Atualmente, 14 cidades do estado estão em estado de alerta para inundação. Já cinco municípios — Atalaia do Norte, Boca do Acre, Carauari, Eirunepé e Itamarati — encontram-se em situação de emergência por causa da cheia dos rios.
A situação segue sendo monitorada pelas autoridades, especialmente nas regiões mais vulneráveis durante o período de cheia na Amazônia.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






