A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Entenda o que significa “redpill” e outros termos usados em discursos de ódio contra mulheres

Especialistas alertam que expressões difundidas em comunidades online reforçam hierarquias de gênero e podem estimular violência.

Por Arquipo Goes

12/03/2026 às 08:58 - Atualizado em 12/03/2026 às 15:18

Ilustração de pessoa utilizando computador para representar discussões em fóruns e comunidades digitais na internet.

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

Resumo:

Termos como “redpill”, “alfa”, “beta” e outras expressões usadas em comunidades online têm sido associados a discursos misóginos na internet. Especialistas alertam que essas narrativas podem incentivar violência e desigualdade de gênero.

 

Notícias do Brasil – Pesquisadores e ativistas apontam o crescimento de discursos de ódio contra mulheres em ambientes digitais, principalmente em fóruns e redes sociais. Esses grupos utilizam códigos próprios e expressões específicas para difundir ideias associadas à Misoginia, conceito que define o preconceito ou hostilidade direcionada às mulheres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo especialistas, esses espaços digitais funcionam como ambientes de radicalização, onde discursos de superioridade masculina e ataques ao feminismo se espalham com rapidez.

O tema ganhou destaque após episódios recentes de violência contra mulheres, que reacenderam o debate sobre o impacto dessas comunidades na internet.

Leia também: Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para autodefesa de mulheres

O que significa “redpill”

Um dos termos mais conhecidos nesses ambientes é redpill, expressão inspirada no filme The Matrix.

Na história, o protagonista toma uma pílula vermelha para enxergar a “verdadeira realidade”. Na internet, o termo passou a ser usado por grupos que afirmam ter “despertado” para uma visão de mundo em que as mulheres teriam poder excessivo nas relações sociais.

Dentro dessa narrativa, os homens deveriam reassumir uma posição dominante nas relações afetivas e sociais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Comunidades digitais e discursos antifeministas

Esses grupos atuam principalmente em fóruns anônimos, redes sociais e aplicativos de mensagens. Segundo especialistas, nesses espaços circulam conteúdos que criticam o feminismo e defendem papéis tradicionais de gênero.

Muitas dessas comunidades também utilizam estratégias de linguagem e códigos próprios para compartilhar ideias e fortalecer a identidade do grupo.

Hierarquias e arquétipos masculinos

Outra característica desses ambientes é a criação de classificações sociais baseadas em aparência, status ou comportamento.

Entre os termos mais utilizados estão:

  • Alfa: homem visto como dominante, líder e bem-sucedido.

  • Beta: homem considerado submisso ou sem destaque social.

  • Sigma: figura apresentada como um “alfa solitário”, independente das regras sociais.

  • Chad: estereótipo do homem considerado fisicamente perfeito e altamente desejado.

  • Stacy: contraparte feminina do Chad, usada para descrever mulheres consideradas extremamente atraentes.

Debate sobre violência e redes sociais

A escritora e ativista Lola Aronovich afirma que a disseminação desses discursos também tem impacto em ataques virtuais contra mulheres.

A mobilização de vítimas e organizações de direitos humanos levou à criação da Lei nº 13.642/2018, que atribui à Polícia Federal a responsabilidade de investigar crimes de misoginia cometidos na internet.

Para especialistas, compreender esses termos ajuda a identificar discursos de radicalização e a discutir medidas para combater a violência de gênero no ambiente digital.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 37 segundos

Manaus

Torcedores lotam Rua da Copa no Alvorada para acompanhar jogo da Seleção Brasileira em Manaus

Espaço tradicional da capital amazonense reuniu centenas de pessoas para acompanhar a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.

há 29 minutos

Esporte

Vini Jr marca o terceiro e Brasil amplia vantagem sobre o Haiti na Copa do Mundo

Atacante do Brasil balançou as redes após domínio da equipe e ampliou a vantagem diante dos haitianos.

há 1 hora

Esporte

Matheus Cunha marca mais uma vez e faz o segundo gol do Brasil contra o Haiti

Atacante brasileiro volta a balançar as redes e aumenta a vantagem da Seleção em duelo decisivo pela Copa do Mundo.

há 1 hora

Esporte

Matheus Cunha marca e Brasil abre o placar contra o Haiti pela Copa do Mundo

Atacante brasileiro balançou as redes e garantiu a vantagem da Seleção após um gol anulado nos primeiros minutos do confronto.

há 2 horas