A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

STF inicia julgamento que pode transformar caso Mariana Ferrer em marco nacional

Decisão poderá obrigar tribunais a anularem audiências com violação da dignidade de vítimas.

Por Beatriz Silveira

20/03/2026 às 16:50 - Atualizado em 22/03/2026 às 17:30

Sessão do STF durante julgamento sobre direitos da vítima e validade de audiências judiciais no caso Mariana Ferrer.

Foto: Reprodução

Resumo

O STF começou a julgar um recurso que pode transformar o caso Mariana Ferrer em referência nacional, ao discutir a validade de audiências em que há desrespeito aos direitos da vítima. O voto do relator aponta para a possibilidade de anular processos nessas condições, com impacto direto em decisões futuras em todo o país.

Notícias do Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta sexta-feira (20), a análise de um recurso que pode estabelecer um novo entendimento jurídico no Brasil a partir do caso Mariana Ferrer. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pelo reconhecimento da repercussão geral do tema, o que fará com que a decisão da Corte tenha aplicação obrigatória em processos semelhantes em todo o país.

A discussão gira em torno da validade de provas e atos processuais realizados em audiências nas quais houve possível violação de direitos fundamentais da vítima.

Leia também: Audiência de custódia vai definir onde desembargador Rafael Romano ficará preso em Manaus, diz delegada

Relator defende análise sobre nulidade de audiências

Em seu voto, Moraes destacou a necessidade de o STF avaliar se situações de desrespeito durante audiências — seja por ação ou omissão de juízes, promotores ou advogados — podem levar à anulação dos atos processuais.

O ministro também apontou que instâncias anteriores, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), não analisaram de forma adequada as alegações apresentadas por Mariana Ferrer.

Segundo ele, o tema possui relevância significativa no cenário jurídico e social, justificando sua repercussão geral.

Caso expôs falhas na proteção de vítimas

O episódio ganhou ampla repercussão após a divulgação de imagens da audiência realizada em 2020, nas quais Mariana Ferrer relatou ter sido alvo de ataques verbais por parte da defesa do empresário André de Camargo Aranha, sem intervenção das autoridades presentes.

A análise do STF deverá responder se situações como essa, que envolvem possível violação da dignidade da vítima durante o processo, são suficientes para invalidar procedimentos judiciais.

Caso já gerou mudanças na legislação

Mesmo antes da conclusão do julgamento, o caso já resultou em alterações importantes no ordenamento jurídico brasileiro. Entre elas, está a Lei nº 14.245/2021, conhecida como Lei Mariana Ferrer, que proíbe constrangimentos e humilhações contra vítimas e testemunhas em processos de crimes sexuais.

Outra medida foi a Lei nº 14.321/2022, que trata da violência institucional e prevê punições a agentes públicos que desrespeitem vítimas.

No âmbito administrativo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aplicou advertência ao juiz responsável pela audiência. Já em relação ao advogado envolvido, não há registro público de punição definitiva pela OAB.

Julgamento segue até o fim de março

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e segue aberto até o dia 27 de março. Até lá, os demais ministros devem apresentar seus votos, acompanhando ou divergindo do relator.

A decisão final poderá consolidar um novo entendimento sobre a condução de audiências judiciais e a proteção dos direitos das vítimas no Brasil.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Cobra de mais de dois metros é resgatada ao tentar atravessar avenida na Zona Sul de Manaus

Serpente foi encontrada na Avenida Solimões, no bairro Japiim, e acabou devolvida à natureza após ação da Polícia Militar

há 17 segundos

Amazonas

Eduardo Braga se irrita após ser cobrado e entra em bate-boca no interior do Amazonas: “não fez porr* nenhuma”

Após a discussão, o prefeito do município pediu desculpas pela baixaria do senador.

há 14 minutos

Manaus

Confusão entre familiares termina em pancadaria no entorno do Hospital Platão Araújo, em Manaus

Vídeos mostram troca de agressões na área externa da unidade de saúde; Polícia Militar foi acionada para controlar a situação

há 24 minutos

Polícia

Mulher tem celular e documentos do filho autista levados durante assalto em Manaus; veja vídeo

Vítima pede ajuda para recuperar documentos essenciais do filho de 6 anos, que foram levados por criminosos em duas motocicletas.

há 48 minutos

Brasil

Lula intensifica agenda de entregas e anúncios antes do início das restrições eleitorais

Governo federal acelera inaugurações, lançamentos e programas às vésperas do defeso eleitoral, que começa em 4 de julho

há 53 minutos