A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Wilson Lima fala em fortalecer relação com Ministério Público durante posse de nova procuradora

A nova procuradora vai ocupar vaga deixada há mais de um ano pelo procurador Hamilton Saraiva, promovido a desembargador do Tribunal de Justiça.

Por Natan AMPOST

21/12/2018 às 14:47 - Atualizado em 21/12/2018 às 16:09

Da Redação

O governador eleito Wilson Lima participou nesta sexta-feira (21/12) da cerimônia de posse da nova procuradora do Ministério Público do Amazonas, Sílvia Abdala Tuma.

PUBLICIDADE

A cerimônia foi realizada no auditório do Ministério Público do Amazonas e contou com a presença de outras autoridades municipais, estaduais e federais.

A promotora Sílvia Tuma foi promovida, por merecimento, à procuradora de Justiça do Ministério Público do Amazonas depois de disputar a função com 15 concorrentes. Ela foi à final na lista tríplice escolhida pelo conselho superior do Ministério Público do Estado.

Ela é formada em Direito pela UFAM (1987), ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1989 como Promotora de Justiça Substituta. No interior, atuou na Comarca de Itacoatiara, foi promovida para a Capital em 1994, atuando junto à 5a Vara Criminal. Atualmente atuava como titular da 32ª Promotoria de Justiça com atuação junto à 1ª Vara de Família. É especializada em Direito Processual Civil e em Direito Ambiental (UFAM).

A nova procuradora vai ocupar vaga deixada há mais de um ano pelo procurador Hamilton Saraiva, promovido a desembargador do Tribunal de Justiça.

Em discurso, durante a cerimônia de posse, Silvia Tuma reafirmou o compromisso de continuar trabalhando para fortalecer as ações do MP/AM.

PUBLICIDADE

A Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, destacou a importância do trabalho dos promotores e procuradores na defesa dos direitos coletivos e sociais.

O governador eleito Wilson Lima colocou o Estado à disposição do Ministério Público e disse que pretende fortalecer a relação. Membros da equipe de transição já estão reunindo com integrantes do Ministério Público para alinhar procedimentos de trabalho.

_“É uma instituição que tem sua independência, que o Governo do Estado já tem uma relação, e nós vamos fortalecer isso. Pra que agente possa dar as respostas que o cidadão precisa. Eu vim aqui para estreitar esses laços e colocar o Estado do Amazonas à disposição do que o Ministério Público precisar”. _

Na ocasião, o governador eleito falou sobre o critério de escolha do secretariado. Novos nomes foram anunciados nesta sexta-feira.

_“Nós estamos sendo muito criteriosos, fazendo a escolha como tem que ser, com muita cautela, colocando nessas secretarias as pessoas com qualificação pra isso, pessoas que tenham o devido comprometimento e que possam contribuir com muito trabalho para o desenvolvimento do Estado”. _

Reneé Levy Aguiar foi escolhido para assumir a Cigás, Marcia de Souza Sahdo para a Seas, para a Fapeam Marcia Perales Mendes Silva, Flávio Cordeiro Antony Filho vai assumir a ADS, no Ipaam estará Juliano Marcos Valente de Souza e para a Secretaria de Cultura Marcos Apolo Muniz de Araújo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Festival de Parintins

Garantido transforma ensaio técnico em espetáculo e lota Bumbódromo na reta final para o Festival de Parintins 2026

Boi da Baixa do São José apresentou prévia do tema “Parintins: Portal do Encantamento”, reuniu artistas, itens oficiais e emocionou a torcida encarnada

há 2 minutos

Brasil

Quina de São João vai pagar R$ 260 milhões e prêmio não acumula

Concurso especial será sorteado no dia 28 de junho e pode se tornar um dos maiores da história da modalidade.

há 30 minutos

Eleição na Colômbia

Candidato da direita vence eleição presidencial na Colômbia, aponta apuração preliminar

Abelardo de la Espriella lidera a contagem inicial dos votos, mas resultado oficial ainda depende do escrutínio eleitoral

há 31 minutos

Eleição em Roraima

Arthur Henrique lidera eleição para governador de Roraima, mas resultado depende de decisão do STF e TSE

Ex-prefeito de Boa Vista recebeu 60,87% dos votos na eleição suplementar, porém candidatura segue sob análise da Justiça Eleitoral

há 55 minutos

Mundo

Cabo Verde faz história na Copa, marca primeiros gols e arranca empate do Uruguai

Seleção africana buscou o empate por 2 a 2 e segue sonhando com classificação inédita às oitavas de final.

há 1 hora