Pará

Pará


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

“Pouca Sombra” é capturado no Pará em operação que investiga mega-assalto em Mato Grosso

Suspeito portador de nanismo foi localizado após ostentação nas redes sociais.

Por Jonas Souza

11/04/2026 às 17:26 - Atualizado em 12/04/2026 às 07:39

Resumo


Apontado como peça estratégica de uma organização criminosa envolvida no maior assalto já registrado em Mato Grosso, Pablo Henrique de Sousa Franco, conhecido como “Pouca Sombra”, foi preso no Pará. A captura ocorreu durante a Operação Pentágono, que busca desarticular o grupo responsável pelo ataque em Confresa, em 2023.

PUBLICIDADE

Notícias do Pará  – A Polícia Civil prendeu Pablo Henrique de Sousa Franco, conhecido como “Pouca Sombra”, durante a terceira fase da Operação Pentágono. Ele é apontado como peça-chave na estrutura logística de uma organização criminosa responsável pelo maior assalto já registrado no estado do Mato Grosso.

PUBLICIDADE

Pablo é portador de nanismo e conhecido pelo apelido de “Pouca Sombra”, ele foi preso em Marabá (PA), três anos após o crime.

Leia mais: Às vésperas de 2026, Lula volta a prometer BR-319 ao lado de Braga e Omar Aziz

Prisão após anos de investigação

O suspeito foi localizado no município de Marabá, cerca de três anos após o crime. Segundo as investigações, ele chamava atenção nas redes sociais por exibir uma rotina de luxo, com imagens em lanchas e passeios de quadriciclo.

PUBLICIDADE

Estrutura criminosa e operação policial

A ação policial teve como foco aprofundar as investigações e desarticular a base financeira do grupo. Ao todo, foram cumpridas 97 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão, buscas e bloqueio de contas bancárias.

PUBLICIDADE

As apurações indicam que a organização atuava de forma estruturada em diferentes estados, com divisão de tarefas em núcleos como logística, execução, comando e apoio interestadual, incluindo operações no Pará e Tocantins.

Ataque em estilo “novo cangaço”

O crime investigado ocorreu em abril de 2023, na cidade de Confresa, e seguiu a estratégia conhecida como Novo Cangaço, caracterizada por ações violentas e coordenadas para dominar municípios.

Cerca de 50 criminosos participaram do ataque, que incluiu o cerco à cidade, invasão de instalações policiais e destruição de veículos e prédios públicos para dificultar a resposta das autoridades.

O principal objetivo da quadrilha era uma empresa de transporte de valores. Apesar do uso de explosivos, os criminosos não conseguiram acessar o cofre e fugiram abandonando veículos e equipamentos.

As investigações também apontam conexões do grupo com outros crimes e esquemas de lavagem de dinheiro, financiados por ações criminosas de menor porte.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Após 20 anos de espera, obra de asfaltamento para na metade da rua e deixa 100 famílias na lama em Iranduba

Obra de pavimentação executada pela Prefeitura de Iranduba foi interrompida antes do fim da rua principal do Parque Caboclo.

há 21 minutos

Brasil

Vereadores trocam socos durante sessão da Câmara e reunião é interrompida na Bahia

Briga entre parlamentares foi registrada por pessoas que acompanhavam a sessão.

há 27 minutos

Revolta

Mãe de adolescente morto em acidente cobra iluminação na AM-070 e pede ação da Prefeitura de Iranduba

Após a morte do filho de 16 anos em um acidente na AM-070, moradora afirma que falta de iluminação e veículos na contramão tornam trecho mais perigosos.

há 59 minutos

Interupções de energia

MP-AM investiga falhas no fornecimento de energia em comunidades rurais de Silves

Ministério Público quer explicações sobre interrupções prolongadas no serviço e medidas para garantir o fornecimento às comunidades.

há 1 hora

Manaus

Caminhão perde o controle em ladeira e invade casa na zona Centro-Sul de Manaus

Imóvel sofreu danos e trânsito ficou parcialmente interditado.

há 2 horas