A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Lanchonete da UEA é interditada após denúncia de estudante

Estudante denunciou presença de ‘tapurus’ no vidro de pimenta da lanchonete

Por Hugo Guimarães

20/08/2015 às 22:45

Após denúncia de universitários, a lanchonete Tupã, da empresa Tupã Importações LTDA, foi interditada pela Vigilância Sanitária do Município (Visa Manaus), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na tarde desta quinta-feira (20), após apresentar irregularidades no acondicionamento de alimentos, problemas de organização dos itens alimentícios e até falhas na estrutura do estabelecimento, entre outras faltas que colocavam em risco à saúde dos consumidores.

PUBLICIDADE

A lanchonete funcionava nas dependências da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a fiscalização ocorreu sob a supervisão da direção e de funcionários do estabelecimento. Mais de 15 quilos de alimentos como salgados, sanduíches, polpa de frutas – entre elas tucumã sem selo de origem –, refeições prontas e frios foram apreendidos e descartados no local após a indicação de temperatura imprópria para armazenamento, além de aparência e odores sem condições de uso. A ação observou as legislações municipais 392/1997, 3910/1997 e a portaria 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A equipe de fiscalização destacou, ainda, problemas na estrutura de funcionamento da lanchonete. “Há problemas estruturais da parte interna, como uma boca de acesso de esgoto dentro da própria cozinha, que dá acesso livre às pragas e insetos, constituindo risco latente”, alertou o fiscal da gerência de produtos da Visa Manaus, Fábio Markendof, salientando que as sanções imediatas no caso foram a interdição, inutilização dos produtos irregulares e uma multa que pode variar até 400 Unidades Fiscal do Município (UFM), ou seja, até R$ 60.000.

De imediato, a empresa responsável tem prazo de três dias úteis para providenciar a defesa, mas o local somente reabrirá ao público quando cessar o risco sanitário e as pendências forem sanadas.

Caso ‘tapurus’ na pimenta

A estudante Isis Brasil foi autora da denúncia que deu origem à fiscalização dessa quinta-feira e contou que o episódio em que foi avisada de que a pimenta que ela consumiu minutos antes tinha, no recipiente, vários ‘tapurus’ e que, mesmo após procurar a administração do estabelecimento, não houve retratação ou providências. “Eu já acionei a reitoria da universidade e lá me ajudaram bastante, uma vez que foi um caso de desleixo por parte da empresa que cuida da lanchonete e tem a ver com nossa saúde. Meus colegas dão relatos de moscas ou lixo perto da comida na lanchonete todos os dias, além de sempre reclamar do atendimento. A vigilância sanitária deu urgência ao caso e eu espero que eles corrijam essa situação”, comentou a jovem, exibindo um vídeo em que mostra as condições da lanchonete, que foi compartilhado por diversas pessoas nas mídias sociais.

Assim como nesse caso, o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ressaltou a importância da população como a principal fiscal da saúde. “A população pode denunciar pelo 0800 092 0123, o nosso Disque Visa, pois, com a parceria da população nas denúncias, a gente pode chegar às irregularidades e corrigi-las”, disse.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Após agenda de Omar Aziz e Braga, caminhoneiro ironiza obras na BR-319: “O único lugar que o asfalto pisou foi no Instagram deles”

Vídeo gravado por um motorista após agenda dos senadores na rodovia questiona a continuidade dos serviços de pavimentação.

há 21 minutos

Amazonas

Justiça mantém demissão por justa causa de trabalhador acusado de homofobia e ameaças em Manaus

Ex-funcionário teve recurso negado após ofender colegas LGBTQIA+, fazer ameaças de morte e praticar intolerância religiosa no ambiente de trabalho.

há 32 minutos

Amazonas

Hilux bate de frente com caminhão na AM-010 e deixa feridos

Acidente aconteceu na altura do quilômetro 3 da rodovia. Apesar do forte impacto, não houve registro de vítimas graves.

há 56 minutos

Parintins

Caprichoso celebra 27º título com Festa da Vitória no Sambódromo de Manaus neste sábado (4)

Evento reúne itens campeões, artistas e torcedores neste sábado (4) e também arrecadará alimentos para famílias afetadas pelo terremoto na Venezuela.

há 1 hora

Esporte

Argentina vence Cabo Verde na prorrogação e garante vaga nas oitavas da Copa

Messi marcou, Romero decidiu no tempo extra e argentinos avançam para enfrentar o Egito na próxima fase

há 2 horas