A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Boletim da FVS aponta alta vacinação contra HPV e alerta para desafios no tratamento do câncer do colo do útero

Cobertura vacinal ultrapassa 94% no Amazonas, mas dados indicam demora no início do tratamento

Por Arquipo Goes

27/04/2026 às 13:47 - Atualizado em 28/04/2026 às 07:47

Equipe de saúde realizando atendimento para vacinação contra o HPV em escola pública do Amazonas.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Resumo

Novo boletim da FVS mostra avanço na vacinação contra HPV no Amazonas, com cobertura acima de 94% entre meninas. Apesar disso, ainda há desafios no diagnóstico e no início do tratamento do câncer do colo do útero.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias do Amazonas – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulgou um novo boletim epidemiológico que destaca o avanço da vacinação contra o HPV no estado, ao mesmo tempo em que aponta desafios no diagnóstico e no acesso ao tratamento do câncer do colo do útero.

De acordo com o levantamento, a cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos chegou a 94,66% em 2024, indicando recuperação das estratégias de imunização após o período da pandemia.

Leia também: Seduc convoca 98 aprovados em PSS para atuar no interior e em áreas indígenas

Avanço na prevenção

A vacinação contra o HPV é considerada a principal forma de prevenção primária da doença, com potencial para reduzir significativamente os casos e mortes nas próximas décadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o resultado reflete o esforço das equipes de saúde.

“A vacinação é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o impacto do câncer do colo do útero no futuro. Esse avanço mostra o empenho das equipes em ampliar o acesso”, afirmou.

Dados ainda preocupam

Apesar do avanço na prevenção, o boletim revela que ainda há pontos de atenção. Entre 2020 e 2024, foram registrados 2.027 casos da doença em mulheres de 25 a 64 anos, com maior incidência na faixa entre 35 e 54 anos.

O número de exames também cresceu, ultrapassando 222 mil em 2023, o que indica maior busca por diagnóstico.

Desafio no tratamento

Um dos principais problemas apontados é o tempo para início do tratamento. Segundo os dados, 64,3% das mulheres começaram o atendimento especializado após mais de 60 dias do diagnóstico.

Para o diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, é necessário avançar na integração entre prevenção e assistência.

“Precisamos melhorar o acesso ao diagnóstico e garantir que o tratamento comece no tempo adequado, reduzindo desigualdades”, destacou.

Estratégia integrada

O boletim reforça que o enfrentamento da doença no Amazonas depende da combinação de vacinação, rastreamento regular e acesso rápido ao tratamento, levando em conta as dificuldades logísticas do estado.

O documento completo está disponível no site oficial da FVS-RCP.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Mário César Filho lança projeto “Asas da Inclusão” e leva crianças autistas ao Aeroclube de Manaus

Iniciativa do deputado Mário César Filho proporcionou experiência especial com aeronaves para crianças e adolescentes com TEA

há 5 minutos

Mundo

Trump e presidente do Irã assinam acordo de paz para encerrar conflito entre os países

Memorando entrou em vigor nesta quarta-feira e estabelece compromissos iniciais enquanto EUA e Irã negociam um acordo definitivo

há 29 minutos

Brasil

Polícia Federal mira esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na 9ª fase da Operação Compliance Zero

Investigação apura crimes financeiros, organização criminosa e movimentação de recursos de origem suspeita.

há 34 minutos

Brasil

Filho esfaqueia pai de 77 anos e vítima é levada de helicóptero para hospital

Idoso sofreu ferimento grave; suspeito foi localizado e preso pouco tempo após o ataque.

há 1 hora

Copa 2026

Sem gol de Cristiano Ronaldo, Portugal fica no empate com a RD Congo

Seleção portuguesa abriu o placar no início da partida, mas sofreu o empate nos minutos finais e deixou escapar a vitória no Grupo K

há 1 hora