A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Messias diz em sabatina no Senado que STF não deve ser “Procon da política”

Indicado ao Supremo defende atuação equilibrada da Corte e rejeita ativismo ou omissão

Por Arquipo Goes

29/04/2026 às 12:01 - Atualizado em 29/04/2026 às 12:36

Jorge Messias durante sabatina no Senado Federal

FOTO: Agência Senado

Resumo:

Durante sabatina no Senado, Jorge Messias afirmou que o STF não deve agir como “Procon da política”, defendendo equilíbrio entre os Poderes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias de Política – O advogado-geral da União Jorge Messias afirmou nesta quarta-feira (29), durante sabatina no Senado Federal, que o Supremo Tribunal Federal não deve atuar como “Procon da política”, ao comentar os limites da atuação da Corte.

Leia também: Messias diz ser contra o aborto e cita fé evangélica em sabatina no Senado

Limites de atuação do STF

Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Messias defendeu que o Supremo deve evitar interferências excessivas em decisões políticas, mas sem se omitir em temas constitucionais.

“Entendo que o Supremo Tribunal Federal não deve ser o Procon da política. Não é o espaço do Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele acrescentou, no entanto, que a Corte tem papel fundamental na proteção de direitos. “O Supremo não pode ser omisso, posto que a Constituição estabelece hipóteses de atuação na defesa da dignidade da pessoa humana e da igualdade”, completou.

Defesa de equilíbrio entre Poderes

O indicado também destacou a importância da harmonia entre os Poderes e criticou tanto o ativismo quanto a passividade do Judiciário.

Segundo Messias, é necessário haver “equilíbrio” na atuação institucional, respeitando os limites de cada Poder da República.

Etapas da aprovação

Jorge Messias precisa de pelo menos 14 votos favoráveis na CCJ para que sua indicação avance ao plenário do Senado.

Na etapa final, serão necessários ao menos 41 votos para confirmar sua nomeação ao STF, onde ocupará a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso.

A sabatina é considerada uma das fases mais importantes do processo de indicação, reunindo questionamentos sobre posicionamentos jurídicos e institucionais do candidato.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Caso Evilázio

Polícia procura outros suspeitos após prisão de homem envolvido em latrocínio que matou comerciante em Manaus

Outros dois investigados seguem foragidos e são procurados pelas forças de segurança.

há 6 minutos

Pará

Comerciante é preso suspeito de torturar funcionário no Pará

Empresário foi detido em flagrante em Bragança após denúncias de agressões contra um trabalhador do estabelecimento.

há 12 minutos

Festival de Parintins

Governo anuncia R$ 22 milhões para o Festival de Parintins e obras de infraestrutura

Recursos serão destinados à realização do festival, melhorias urbanas, modernização de equipamentos públicos e apoio aos bois Caprichoso e Garantido.

há 18 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro sugere que Brasil troque Pix por Zelle, dos EUA

Declaração foi feita após governo norte-americano questionar políticas brasileiras de pagamentos eletrônicos e propor novas tarifas sobre produtos do país.

há 32 minutos

Caso Henry Borel

Deltan Dallagnol chama perdão judicial a Monique Medeiros de “escárnio” e pede reforma da sentença

Ex-procurador criticou decisão da Justiça após julgamento do caso Henry Borel.

há 35 minutos