A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Caso Melqui Galvão: atletas acusam professor de jiu-jítsu de manter ciclo de abusos por mais de uma década

Relatos de Brenda Larissa e outras vítimas expõem crimes sexuais e perseguição cometidos por Melquisideque Galvão, preso em Manaus

Por Arquipo Goes

05/05/2026 às 14:53 - Atualizado em 14/05/2026 às 08:08

Atletas amazonenses denunciam abusos sexuais por Melquisideque Galvão

FOTO: Reprodução

Resumo:

Atletas amazonenses, lideradas por Brenda Larissa, denunciam um histórico de 14 anos de abusos sexuais e tortura psicológica cometidos pelo investigador da PC-AM, Melquisideque Galvão. O policial foi preso em Manaus após investigações da Justiça de São Paulo por estupro de vulnerável e coação, crimes que ocorriam sob o pretexto de apoio à carreira esportiva das vítimas.

Notícias de Polícia – A lutadora Brenda Larissa utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (5) para realizar um desabafo contundente sobre os anos de violência que sofreu. Em um vídeo detalhado, a atleta denunciou o investigador da Polícia Civil do Amazonas, Melquisideque de Lima Galvão Ferreira, conhecido como “Melqui”, por abusos sexuais e tortura psicológica que se estenderam por mais de uma década.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia também: Saiba quem é Melqui Galvão, treinador preso em Manaus por suspeita de crimes sexuais contra adolescentes

Prisão e Investigação

Melquisideque foi detido na última terça-feira (28/04). O mandado de prisão temporária foi expedido pela Justiça de São Paulo, onde ele é investigado por:

  • Estupro de vulnerável e importunação sexual;

  • Ameaça e invasão de aparelhos eletrônicos (dispositivos informáticos).

Além da prisão, foram realizados três mandados de busca e apreensão na cidade de Jundiaí (SP). O caso é conduzido pela 2ª Vara de Crimes Praticados contra Crianças e Adolescentes de São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Modus Operandi: Vulnerabilidade como Alvo

Brenda Larissa explicou como o investigador se aproximava das famílias. Aproveitando-se da situação financeira precária da atleta e de sua mãe, ele oferecia suporte educacional, equipamentos esportivos e patrocínios em troca de “dedicação e obediência”.

“Ele disse que tudo aquilo não era de graça e que eu teria que pagar. Paguei da pior forma possível”, relatou a atleta, descrevendo o início dos abusos sexuais após a conquista da confiança familiar.

Retaliação e Coação

As denúncias apontam que o controle de Melqui não se limitava aos abusos físicos. Brenda narrou que, ao tentar se afastar da academia do investigador, passou a ser alvo de perseguição sistemática:

  • Boicote Profissional: Ele teria influenciado patrocinadores a cortarem o apoio às atletas que o deixavam.

  • Pressão Psicológica: Envio constante de mensagens de coação para manter as vítimas sob seu domínio em Manaus.

Novas Vozes: O Surgimento de Outras Vítimas

Após a repercussão do caso e a prisão do investigador, outras atletas romperam o silêncio. Brenda descobriu que sua própria irmã também havia sido vítima de estupro cometido pelo mesmo homem.

A atleta Lívia Barasine também se manifestou publicamente, reforçando o sentimento de traição de confiança. Ela destacou que Melqui era visto como um líder admirável por pais e alunos. Barasine relatou ter sofrido tentativas de silenciamento não apenas pelo abusador, mas por pessoas próximas a ele, que tentaram inverter a culpa e ameaçar sua carreira esportiva.

Status do Caso

As investigações ganharam força na 8ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo após a denúncia de uma ex-aluna de 17 anos. Outras duas vítimas confirmaram os abusos, incluindo relatos de crimes ocorridos quando uma delas tinha apenas 12 anos.

Atualmente, Melquisideque Galvão Ferreira permanece custodiado em Manaus, onde aguarda os desdobramentos judiciais à disposição da Comarca de São Paulo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Homem é detido após ser flagrado praticando ato obsceno durante missa em São Paulo

Suspeito foi conduzido à delegacia após ser flagrado por fiéis durante celebração religiosa.

há 2 horas

Amazonas

Caprichoso e Garantido se unem em missa que marca reta final para o Festival de Parintins

Cerimônia na Catedral de Nossa Senhora do Carmo reuniu artistas, dirigentes, itens oficiais e torcedores das duas agremiações a poucos dias do início do festival.

há 2 horas

Polícia

Polícia divulga imagem de adolescente desaparecida e pede ajuda para encontrá-la em Manaus

Adolescente foi vista pela última vez no bairro Novo Israel.

há 3 horas

Polícia

Motorista se enrola com a polícia em supostos casos de sequestro e agiotagem em Manaus

Investigação começou após denúncia de tentativa de sequestro nas proximidades do conjunto Viver Melhor; arma, munições e celulares foram apreendidos.

há 3 horas

Amazonas

TCE-AM define direção para mandato estendido até 2029 após mudança na Lei Orgânica

Com a mudança, os conselheiros eleitos irão exercer suas funções no biênio 2028/2029, completando o novo ciclo administrativo de quatro anos.

há 3 horas