
Foto: Divulgação/PC-AM
Resumo
Um casal foi preso em Eirunepé, no interior do Amazonas, suspeito de aplicar golpes por meio de falsas vendas de cactos divulgadas nas redes sociais. Segundo a Polícia Civil, vítimas de diferentes estados realizavam pagamentos pelas plantas anunciadas, mas não recebiam os produtos. As investigações apontam que os suspeitos utilizavam plataformas digitais para atrair compradores e já respondem a outras investigações envolvendo fraudes eletrônicas.
Notícias Policiais – Um casal foi preso na quinta-feira (7), no município de Eirunepé, suspeito de aplicar golpes por meio de falsas vendas de cactos pela internet. De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, vítimas de diversos estados compravam as plantas anunciadas nas redes sociais, realizavam os pagamentos, mas não recebiam os produtos.
Os suspeitos são uma mulher de 27 anos e um homem de 30 anos, investigados pelos crimes de estelionato na modalidade fraude eletrônica e associação criminosa. As investigações começaram após o registro de boletins de ocorrência feitos no Amazonas e em outros estados do país.
Golpes eram divulgados pelas redes sociais
Segundo o delegado Ramon Improta, os anúncios fraudulentos eram publicados em plataformas como Instagram e WhatsApp. Após receberem os pagamentos realizados pelos compradores, os suspeitos deixavam de responder às vítimas e não enviavam os cactos prometidos.
As investigações também apontaram que a mulher já responde a um processo relacionado a suspeitas de golpes envolvendo vendas de lanches. Já o homem é investigado por uma suposta campanha falsa de arrecadação destinada a ajudar uma pessoa com deficiência.
A Polícia Civil informou que os casos possuem características semelhantes, envolvendo promessas de venda ou arrecadação feitas pela internet sem a entrega do serviço ou produto anunciado.
Leia também: Dupla envolvida na morte de ex-policial militar e amigo é presa em Manaus
Suspeitos foram localizados após mudança de endereço
Durante as diligências, os policiais descobriram que o casal havia deixado o endereço onde residia anteriormente. Após buscas realizadas no município, os suspeitos foram encontrados em outro imóvel localizado na Rua Armando Mendes, no bairro Fátima.
No momento da abordagem, os dois negaram participação no esquema criminoso. Ainda assim, aparelhos celulares foram apreendidos e encaminhados para perícia, procedimento que deverá auxiliar no aprofundamento das investigações.
Após a audiência de custódia, o casal permaneceu à disposição da Justiça.
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.