A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Desmatamento no Amazonas alcança décimo ano consecutivo de redução

Segundo dados oficiais do INPE, a queda foi de 15%

Por Hugo Guimarães

21/08/2015 às 18:07

O Estado do Amazonas apresentou queda de 15% no desmatamento, segundo os dados oficiais divulgados na última sexta-feira (15) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os números são referentes ao período de agosto de 2013 a julho de 2014 e foram coletados por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (PRODES), que somou 500km2 de área desmatada no Estado, entre 2013 e 2014.

PUBLICIDADE

Este é o décimo ano consecutivo que o Amazonas registra queda no desmatamento. No período anterior (2012-2013) a soma foi de 583km2 de remoção completa da cobertura vegetal, o chamado ‘corte raso’. Se compararmos o resultado de hoje com os números de dez anos atrás a queda é ainda maior, 59%. Em 2004 o INPE calculou 1.232km2 de corte raso.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Antonio Stroski, o Estado do Amazonas está bem próximo de atingir a meta assumida junto ao Governo Federal, que é reduzir o desmatamento para 350km2 até 2020. “O Amazonas está cumprindo o compromisso ambiental e vamos continuar trabalhando para avançar na contra mão do desmatamento”, disse.

Stroski disse ainda que uma das estratégias do Governo do Amazonas é concluir o Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento que vai subsidiar informações sobre o uso do solo no Estado, além de favorecer o desenvolvimento de bases econômicas sustentáveis para o setor primário.

“Nós estamos com cerca de 10% dos imóveis rurais cadastrados e temos a meta de chegar a 100% até maio do ano que vem. Junto ao CAR, vamos fortalecer o PPCDAm – Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal”, acrescentou, destacando que a redução do desmatamento é um importante canal para angariar recursos oriundos de instituições internacionais.

Atenção redobrada – O Governo do Amazonas vai concentrar esforços nos programas e estratégias de redução do desmatamento em cinco municípios do sul do Amazonas, onde a taxa de desmatamento foi elevada: Lábrea (135km2); Apuí (80,07km2); Boca do Acre (66,25km2); Manicoré (29,29km2) e Novo Aripuanã (25,86km2).

“Na ultima terça-feira (18 de junho) nós realizamos consulta pública sobre a adequação da Lei de Regularização Ambiental ao Código Florestal Brasileiro. Além disso estamos em fase consolidação da Lei de Serviços Ambientais, ou seja, um conjunto de instrumentos legais que reforçam a gestão do bioma amazônico, tudo isso voltado a preservação da florestas e de todos os recursos que ela oferece”, frisou Stroski.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Esporte

Argentina vence Cabo Verde na prorrogação e garante vaga nas oitavas da Copa

Messi marcou, Romero decidiu no tempo extra e argentinos avançam para enfrentar o Egito na próxima fase

há 8 minutos

Brasil

PL da Misoginia pressiona Hugo Motta e deve ser votado antes do recesso da Câmara

Projeto que tipifica a misoginia como crime volta ao centro dos debates e coloca à prova a articulação política do presidente da Câmara dos Deputados.

há 36 minutos

Manaus

Advogado ameaça acionar a Justiça para tentar barrar evento Amanhecer na Ponta Negra

José Higino afirma que pretende recorrer ao Judiciário por considerar que a realização do evento pode causar perturbação do sossego na orla de Manaus.

há 1 hora

Brasil

Entenda por que Moraes decidiu manter Bolsonaro em prisão domiciliar

Ministro do STF decidiu prorrogar a medida sem prazo definido; ex-presidente segue monitorado por tornozeleira eletrônica

há 2 horas

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 9 horas